8 Problemas que a Falta de Sono Pode Causar Para a Saúde
Com a correria do dia a dia, acúmulo de tarefas, e uso recorrente do celular, estamos dormindo cada vez menos. Pois saiba que a falta de sono causa problemas sérios para a saúde. Confira!
Ter uma boa noite de sono está cada vez mais raro, em razão de exageros no uso do celular, excesso de trabalho, de tarefas acumuladas, e até do vício em Netflix, hábitos que geram insônia e estresse, estamos dormindo menos.
Um estudo realizado no final de 2012 pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) constatou que 69% de brasileiros avalia seu próprio sono como ruim e insatisfatório.
De acordo com a pesquisa, o sono do brasileiro tem sido invadido por preocupações como problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e a dificuldade de se desligar de televisão, celular e internet (28%).
A grande maioria, cerca de 43%, dorme apenas de 3 a 5 horas, enquanto 36% dorme de 6 a 7 horas e somente 21% dos brasileiros coloca em prática as recomendadas 8 horas ou mais.
Entre os jovens, a situação é ainda mais preocupante: 88% deles demonstraram ter um sono ruim ou insatisfatório, de acordo com outro levantamento do Ipom em 2015, em parceria com o Instituto Sou +Jovem.
O grande problema de dormir mal são consequências que são sentidas no dia seguinte, como cansaço, sonolência e queda de rendimento nas atividades.
Os efeitos negativos da falta do sono profundo e reparador se arrastam pela vida das pessoas, que entram em um círculo vicioso que a deixam frequentemente mais irritadas e estressadas, e com muita dificuldade para relaxar.
Dormir menos do que o recomendado, que seria de seis a oito horas por noite, traz consequências negativas para o nosso corpo como um todo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.