Aprenda a cultivar sementes de mexerica e aproveite os benefícios dessa fruta
Saiba agora o que é necessário para ter essa fruta sempre em casa.
A mexerica, tangerina ou bergamota, cujo nome científico é Citrus deliciosa Tenore, é uma fruta bastante apreciada e saborosa, rica em nutrientes como as vitaminas A e C. Tendo em vista sua popularidade, hoje iremos te contar como cultivar sementes de mexerica para tê-la em casa e desfrutar dos seus benefícios.
Leia mais: Como utilizar as sementes de abóbora para produzir petiscos saborosos
A tangerina se dá muito bem no clima tropical. Assim, é possível encontrá-la em quase todos os cantos do Brasil. Além disso, ela se desenvolve bem em diversos locais como pomares, jardins e até mesmo em vasos.
Como cultivar sementes de mexerica?
Primeiramente, é importante que as sementes estejam bem limpas. Portanto, separe os caroços que serão germinados e lave em água corrente para retirar toda a sujeira. Isso é especialmente necessário, pois sementes sujas favorecem a proliferação de fungos ruins à plantação.
Um outro ponto importante é que as sementes estejam bem secas antes na hora de plantar. Por isso, coloque-as para secar ao sol durante algumas horas após a lavagem. Feito isso, você pode iniciar a plantação.
1. Escolha do local
As árvores cítricas gostam de ambientes com temperaturas entre 23° C e 32° C e devem ser mantidas protegidas do frio. Ademais, tenha em mente que, com o passar dos anos, a árvore vai ficar maior, então faça o plantio em um local espaçoso para promover um crescimento pleno.
2. Plantio
Você pode preparar uma muda ou plantar as sementes diretamente na terra. Caso opte pela muda, utilize uma vasilha ou saco plástico com bastante terra adubada (pode utilizar esterco bovino), então abra um espaço, coloque as sementes a 2 dedos de profundidade e cubra com um pouco de terra.
3. Germinação e regas
As sementes começam a germinar a partir de, aproximadamente, 10 a 15 dias. Você irá notar a muda crescendo e o surgimento de pequenas folhas, logo esse será o momento de transferir a muda para o local definitivo, podendo ser o solo ou um vaso com terra adubada. Faça a mudança delicadamente para não danificar a mudinha.
Quanto à irrigação, é fundamental que a terra não fique seca. Desse modo, verifique diariamente a necessidade de borrifar água para deixar o solo úmido, mas não encharcado.
4. Colheita
A tangerineira começa a dar frutos a partir dos 2 anos e a quantidade aumenta gradativamente ao longo de 20 anos, em média. Colha as frutas apenas quando estiverem maduras. Ademais, remova os galhos maiores conforme a planta for crescendo.
Comentários estão fechados.