Veja o grande perigo de estar com deficiência de vitamina B12
A vitamina B12 é a grande responsável pela criação dos nossos neurônios, por isso é importante sempre consumir alimentos ricos nesse nutriente.
O complexo de vitaminas B é de suma importância para o organismo como um todo, pois possui diversas funções indispensáveis para a nossa saúde. E é dentro desse complexo que se encontra a vitamina responsável pela nossa formação celular do sangue.
Trata-se da vitamina B12, que com certeza é uma das mais conhecidas dentro do complexo B, justamente por conta de todos os seus benefícios. A começar pela sua principal função, que é a produção celular e a fabricação de DNA, de modo que todas as outras funções dependem dela.
Leia mais: O efeito desconhecido da alimentação saudável na saúde mental.
Por exemplo, ao consumir alimentos com vitamina B12, estamos a fortalecer o nosso corpo de energia. Com isso, quanto mais vitamina B12 você tiver em seu corpo, mais estará livre de sintomas como fadiga e cansaço.
Sintomas do déficit de vitamina B12
Embora seja difícil encontrar pessoas com deficiência dessa vitamina, visto que ela é muito fácil de ser encontrada nos principais alimentos, pode ser que aconteça. E nesse caso, os primeiros sintomas vão surgir na disposição física, pois a pessoa fica cansada e com sensação de fraqueza.
Além disso, outros sintomas podem ser sentidos no sistema nervoso, o que depende muito das reservas de vitamina B12. Logo, uma pessoa que está com déficit desta vitamina pode sentir confusão mental, ansiedade, mudanças no humor e afins. Por fim, vale ressaltar que palidez, perda de peso, dormência e formigamento também são sintomas comuns dessa deficiência.
Alimentos ricos em vitamina B12
Essa vitamina está presente em proteínas animais, como por exemplo a carne de frango, bife de fígado, salmão e atum. Porém, ela também é facilmente encontrada nos derivados do leite e também em ovos, o que facilita para as pessoas vegetarianas.
Por outro lado, pessoas veganas, que não consomem nenhum tipo de proteína animal podem desenvolver esse déficit. Nesse caso, é importante fazer os exames constantemente para medir os níveis da vitamina e também considerar o uso de suplementos alimentares. Assim, você evita problemas como anemia e mau funcionamento do sistema nervoso.
Comentários estão fechados.