Saiba como evitar a osteoporose através da alimentação

Conheça os alimentos que você deve evitar, bem como os que você deve inserir na sua dieta.

Cuidar da alimentação é necessário para prevenir diversas doenças, e no caso da osteoporose não é diferente. Especialmente se você possui um histórico familiar da doença, é importante saber como se alimentar para evitar ou ao menos postergar a chegada dessa condição na sua vida. Confira a seguir algumas dicas para isso.

Veja também: Osteoporose – O que é, cura, sintomas, tratamento, causas

Osteoporose

A osteoporose é uma doença na qual a pessoa perde massa óssea de maneira progressiva, tornando-os mais porosos. Quando isso ocorre, os ossos vão se enfraquecendo e ficam cada vez mais propensos a uma fratura.

Essa doença é mais comum em mulheres com mais de 45 anos e é uma condição que evolui com o tempo. Além disso, em média 50% das mulheres e 20% dos homens com mais de 50 anos acabam tendo alguma fratura osteoporótica em sua vida, sendo um número consideravelmente alto.

Sendo assim, é importante saber como evitar essa doença desde cedo para não ter que conviver com as consequências dela no futuro. Dito isso, a alimentação pode ser um fator determinante nessa prevenção. Veja a seguir alguns alimentos que você deve evitar e outros que podem te ajudar com isso.

Evite estes alimentos

Dentre os alimentos que podem prejudicar a saúde dos ossos, e consequentemente causar a osteoporose, está a carne vermelha quando consumida em grandes quantidades, pois ela afeta a densidade dos ossos. Em adição a isso, bebidas alcoólicas também prejudicam os ossos quando consumidas em excesso, assim como os refrigerantes. Para finalizar, o sal e a cafeína também enfraquecem os ossos.

Alimentos que devem fazer parte da sua alimentação

Para ter uma alimentação boa para os ossos, é importante consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Nesse sentido, opte por vegetais cozidos, pois estes quando ingeridos crus afetam a absorção de seus nutrientes no corpo, e vegetais verde-escuros, que são ricos em cálcio.

Alguns alimentos também interessantes são o leite e seus derivados, devido à grande quantidade de cálcio que possuem.

Além destes, peixes como salmão, atum e sardinha são boas escolhas, visto que têm muita vitamina D, encontrada também em ovos, no fígado de boi e em oleaginosas. Por último, os legumes como feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha são ótimos para os ossos pela grande quantidade de proteínas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.