Famílias inscritas no CadÚnico podem receber novos benefícios
Confira quais os requisitos necessários para participar dos novos programas sociais.
Por conta das consequências da pandemia da COVID-19, os programas sociais acabaram sendo ainda mais necessários nos últimos tempos. O CadÚnico é o cadastro único do Governo Federal que funciona como um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele já existia, mas hoje conta com alguns novos benefícios. Para que as famílias tenham acesso a esses programas sociais, é preciso atender a alguns requisitos. Por isso, confira o artigo na íntegra e saiba como os inscritos no CadÚnico podem receber os novos benefícios.
Leia mais: Saiba os motivos que podem excluir o seu CadÚnico
Como ter acesso aos novos benefícios?
Primeiramente, é necessário que seja solicitado o cadastramento único. Apenas com o nome no sistema será possível acessar qualquer outro benefício. Para realizar a inscrição, é necessário que a família possua uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal familiar total de até três salários mínimos; ou ser uma pessoa em situação de rua; entre alguns outros critérios.
Uma vez realizado o cadastro, pode-se ter acesso a outros benefícios criados para ajudar ainda mais essas famílias. Confira alguns deles a seguir.
Auxílio Gás
Esse benefício vem sendo pago desde janeiro de 2022 a mais de 5 milhões de famílias. Devido à alta do gás, tal auxílio vem se tornando cada vez mais necessário. O mesmo corresponde à metade do preço médio atual do botijão de gás, ou seja, a 53 reais.
Ademais, é necessário salientar que o depósito desse benefício ocorre em conjunto com o Auxílio Brasil. Por conta disso, segue o pagamento de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
Tarifa Social de Energia Elétrica
Nesse benefício, os cidadãos serão contemplados com um desconto no boleto da conta de energia. Desta forma, é necessário que além do CadÚnico, algum membro da família receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para ter direito à tarifa social.
Comentários estão fechados.