Carregador Universal: essa possibilidade está cada vez mais perto

A Anatel abriu uma consulta pública sobre a possibilidade de haver um carregador padrão para os celulares.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu lançar uma consulta pública sobre a possibilidade de haver um carregador universal de celular. Problematicamente, essa mudança afetaria diretamente os proprietários de iPhone. Este é o caso, pois a ideia é manter os planos originais da União Europeia. Lá, o tema ganhou recentemente uma atenção significativa e começou a ser discutido. O carregador universal de celular deve se tornar operacional em algum momento no futuro próximo.

Confira neste artigo mais detalhes sobre o avanço dessa discussão no mundo e no Brasil.

Leia mais: Hackers chineses usam da internet para fazer espionagem

O carregador universal pode se tornar uma realidade?

O debate sobre a padronização do carregador de smartphone para apenas um modelo chamou a atenção das pessoas. No entanto, esse tema também levantou algumas dúvidas, como “qual tipo de celular seria considerado o padrão entre todos eles?”. Afinal, os dispositivos da Apple, por exemplo, possuem recursos que os diferenciam da Samsung e da Xiaomi.

A facilidade que essa mudança pode proporcionar é um dos pontos irrevogáveis. Isso ocorre porque todo mundo já experimentou a frustração de ter um telefone quase sem bateria e não conseguir encontrar um carregador que funcione com o dispositivo. Poder fornecer equipamentos compatíveis com todos os celulares do mundo seria o ideal nesse sentido.

Projeto de Lei na União Europeia sobre o assunto

Uma proposta de legislação na União Europeia incentiva a regulamentação da padronização dos carregadores de celular. O projeto visa ter todos os dispositivos prontos para aceitar um carregador com porta USB-C. Ou, em outras palavras, até mesmo os iPhones precisariam ser redesenhados para suportar esse tipo de adaptador.

Segundo os legisladores, um benefício da regulamentação do carregador de celular é a redução da quantidade de lixo eletrônico que está sendo produzido globalmente. Isso sem falar sobre a comodidade para o consumidor de poder ter acesso a um carregador em qualquer local do mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.