Após fim da greve dos servidores, BC divulga dados do PIB de Março e Abril
O Ministério da Economia tem projetado um crescimento no PIB de cerca de 1,5% em 2022. Saiba mais sobre esses índices e estimativas.
Na última semana, o Banco Central divulgou alguns dos índices que estavam atrasados devido à greve dos servidores, que chegou ao fim no dia 04 de julho. Tais dados indicam que o nível de atividade econômica do Brasil, que é medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), teve um crescimento de 1,09% em março e uma queda de 0,44% em abril deste ano. No período dos primeiros quatro meses deste ano, o crescimento chegou a 1,6% segundo o BC.
Leia mais: Auxílio Brasil representa pelo menos 10% do PIB local em 648 municípios
O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), calculado pelo BC, é conhecido como a “Prévia do PIB”. O Produto Interno Bruto (PIB) resulta na soma de todos os bens e serviços que são produzidos no país e servem para medir a evolução da nossa economia.
O indicador utilizado pelo BC tenta antecipar o resultado oficial do PIB, e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados mais recentes que foram divulgados pelo BC tiveram uma elevação de 0,34% no indicador que foi observado em fevereiro.
Tendo chegado ao fim a greve dos servidores do BC, a instituição divulgou o resultado de março juntamente com os dados de abril.
A expectativa para este ano é que o mercado financeiro tenha uma alta de 1,2% no PIB, com uma forte desaceleração quando relacionados ao crescimento de 4,6% em 2021. O Ministério da Economia tem projetado um crescimento no PIB de cerca de 1,5% em 2022.
Vale ressaltar também que, em junho, a taxa Selic atingiu a marca de 13,25% ao ano, o maior nível registrado desde o ano de 2016. O Banco Central afirmou que a previsão é de um novo avanço da Selic na próxima reunião, marcada para o início do mês de agosto.
Comentários estão fechados.