Forma de segurar a caneta pode ser um sinal ou sintoma da doença de Alzheimer
O declínio cognitivo pode ser um sintoma da doença de Alzheimer, por isso é muito importante que você conheça essa doença.
A doença de Alzheimer é muito comum, principalmente entre os idosos. Em alguns casos se manifesta de forma silenciosa, enquanto em outras pessoas apresenta alguns sinais e sintomas. Por isso, hoje listamos os principais sintomas da doença de Alzheimer e como ficar atento a essas características.
Leia mais: Tratamento precoce do Alzheimer tem um melhor resultado em mulheres
O que é a doença de Alzheimer?
O Alzheimer é caracterizado pela perda progressiva da função mental. Essa doença também é comumente associada a um tipo de demência, por isso ambas são descritas como degeneração do tecido cerebral, com perda de células nervosas.
O aspecto mais preocupante é a sua lenta progressão, uma vez que esse fator dificulta o seu diagnóstico. Por isso, é muito importante realizar consultas médicas de forma periódica, para realizar o diagnóstico precoce.
Desta forma, as principais consequências estão associadas ao declínio cognitivo e comprometimento das Atividades da Vida Diária (AVDs). Por isso, a forma de segurar a caneta pode ser descrita como um sinal de declínio cognitivo e possível diagnóstico da doença de Alzheimer.
Quais os sinais e sintomas?
Os sintomas do Alzheimer podem ser descritos a partir de quatro estágios. Entretanto, o mais comum é o esquecimento de acontecimentos recentes. No estágio I ocorrem alterações na memória, personalidade e habilidades em tempo e espaço. No estágio II ocorre o comprometimento da fala e da coordenação de movimentos, além de dificuldades para realizar tarefas simples.
Os estágios III e IV são considerados os mais graves e são esperados como sintomas a deficiência motora progressiva, resistência à execução de atividades diárias e restrição ao leito, respectivamente.
Também pode ser observado um quadro de confusão mental e comprometimento de outras funções mentais. Como consequência, há uma dificuldade de se comunicar a partir da compreensão de linguagens.
Como prevenir o Alzheimer?
Apesar de ainda não existir uma cura para a doença de Alzheimer, muito pode ser feito para evitar esse diagnóstico. Com isso, é importante manter uma vida ativa e saudável, sendo fundamental ter uma dieta equilibrada, praticar exercício físico, evitar o consumo de álcool, não fumar e evitar o estresse.
Comentários estão fechados.