Você sabia que pessoas que comem maçãs podem viver mais?
Segundo pesquisa, a fruta reduz em até 35% a probabilidade de morrermos jovens.
Muitas vezes, ao pensar em maçãs, temos a imagem daquela fruta envenenada da Branca de Neve, não é mesmo? Entretanto, apesar de algumas vezes serem associadas a madrastas más, elas fazem um verdadeiro milagre para nossa saúde, além de serem super deliciosas. Segundo cientistas, mulheres que consomem uma maçã todos os dias reduzem em 35% a probabilidade de morrerem jovens.
Leia mais: Descubra como manter uma alimentação saudável na terceira idade
Os pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental descobriram que as maçãs são uma excelente fonte de compostos vegetais conhecidos como flavonoides. No geral, todos os vegetais possuem essa substância, mas essas frutas foram utilizadas na pesquisa porque as pessoas costumam consumi-las em quantidades suficientes todos os dias.
Os benefícios da maçã
Basicamente, as maçãs são ricas em nutrientes essenciais para o nosso organismo, como a pectina, uma fibra que pode ajudar no controle da glicemia e controlar o apetite. Além disso, tem propriedades protetoras do sistema cardiovascular, o que pode reduzir até mesmo o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em mais de 50%. No caso da ingestão de flavonoides, elas são essenciais para melhorar o relaxamento das artérias.
Assim, ao acompanhar 1.456 mulheres com uma faixa etária entre 70 e 85 anos por 15 anos, os pesquisadores perceberam que as voluntárias que ingeriam 100 gramas de maçã diariamente viviam mais que as outras. Segundo o estudo, isso se dá justamente por causa da combinação entre o alto teor de fibras e flavonoides da casca da maçã, que acaba proporcionando um efeito antioxidante poderoso.
Dessa forma, eles podem desativar as moléculas de radicais livres que causam danos oxidativos às células do nosso corpo, que é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e doenças inflamatórias. Ademais, também há uma relação entre o consumo de maçãs e de outras frutas ou vegetais, visto que são pessoas mais propensas a fazer dietas mais saudáveis, o que contribui bastante para a longevidade.
Comentários estão fechados.