Você sabe como lidar com um colega de trabalho propositalmente maldoso?
Este problema é muito comum dentro das empresas, mas negligenciado por muitas delas.
Nada pior do que estar em um ambiente de trabalho ruim, não é mesmo? Afinal, é o local em que passamos boa parte de nossas vidas, então acabamos levando muitos dos problemas ali presentes para dentro de casa. Em certos casos, alguns atritos ou problemas são propositais e causados por pessoas mal intencionadas, que podem até ser identificadas sem muita dificuldade. Veja abaixo como lidar com um colega de trabalho ruim.
Leia mais: 4 sinais que podem indicar que você está em um trabalho tóxico
Algo muito comum dentro de algumas empresas, além do bullying e assédio, é um problema conhecido em inglês como “undermining”, ou “minando” em português. Esse é um tipo de ação que pode aparecer de forma muito sutil no dia a dia, mas que com o tempo pode te prejudicar bastante. Inclusive, é algo ainda bastante negligenciado no mercado de trabalho, mas que cada vez se torna mais frequente.
Sinais de undermining
Mais fácil do que conceituá-lo, alguns exemplos práticos podem esclarecer mais ainda como o undermining funciona, sendo esses os sinais mais comuns:
- Colegas julgam os outros moralmente;
- Agem como superiores e dão ordem aos mais experientes;
- Interrompem os outros para expor sua opinião, independente da utilidade dela;
- Espalham boatos no escritório;
- São competitivos;
- Em reuniões ou encontros tendem a zombar de quem está falando;
- Cercam os outros com “sugestões” ou “críticas” que na verdade não acrescentam em nada.
Como lidar com o problema?
No geral, essas pessoas são agressoras sem mesmo transmitir esta imagem. Por conta disso, podem muitas vezes parecer amigáveis ou úteis, mas caso você se sinta prejudicado, pode sim passar a adotar alguns cuidados.
Para começar, se um desses colegas te prejudica, você pode recorrer ao seu superior ou aos recursos humanos. Em alguns casos, elas podem ser até confrontadas, mas é bem provável que neguem a situação e te façam parecer louco.
Portanto, avalie a relação com muita cautela e tente se blindar desse comportamento tóxico, se afastando e se tornando mais assertivo durante suas falas.
Comentários estão fechados.