O canal do BB no WhatsApp oferece adesão ao sistema “open finance”
O WhatsApp irá mediar a opção sem nenhuma interação humana, apenas digitando a palavra-chave e sob consentimento do usuário.
Ineditamente, o Banco do Brasil (BB) comunicou na última semana que, juntamente com a plataforma de mensagens do WhatsApp, irá oferecer a adesão ao sistema financeiro aberto, conhecido como “open finance”. O WhatsApp irá mediar a opção sem nenhuma interação humana, apenas digitando a palavra-chave e sob consentimento do usuário, permitindo que a fintech compartilhe seus dados com outras instituições.
O sistema deriva de um conceito de banco “aberto” criado na União Europeia e popularmente conhecido nos países mais desenvolvidos do mundo, como Austrália e Reino Unido.
Leia mais: Entenda o que realmente é “Open Finance”
Open finance é um sistema de compartilhamento voluntário de dados entre instituições. O sistema tem objetivo de promover o desenvolvimento de pagamentos em linhas móveis e descentralizar a informação dos dados, possibilitando que o cliente controle a própria informação, e não mais a instituição vinculada.
O open finance permite a coleta e o compartilhamento de dados sem restrição quanto às regras de privacidade e direitos, que controlam a informação. Quem optar por abrir sua vida financeira está assegurado pela Lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e pode escolher quais informações deseja ou não compartilhar.
“A oferta do consentimento no WhatsApp é uma forma de oferecer ainda mais conveniência para o cliente em um canal que se usa cada vez mais no dia-a-dia para realizar diversas transações” informa Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil.
A adesão, que agora pode ser feita com poucos toques através do seu smartphone, propõe o retorno encadeado de benefícios para os clientes. Especialistas do setor, adeptos ao conceito, afirmam que o compartilhamento de dados da vida financeira do consumidor torna o mercado mais competitivo e justo, possibilitando que outras instituições ofereçam produtos e serviços mais vantajosos e coerentes com o estilo de vida do consumidor que aderir ao sistema aberto.
Fausto Ribeiro elucida revelando que, dentre os clientes que optaram pelo open finance, 90% relatam já terem sido beneficiados de alguma forma. Dessa porcentagem de clientes beneficiados, 77% afirmam que o benefício ofertado foi personalizado e atendeu alguma necessidade da vida financeira. Além disso, o sistema aberto possui uma rede de informações integradas que atualiza dados cadastrais automaticamente.
O BB oferece atendimento no WhatsApp para Renegociação de Dívidas e todas as funções de manutenção do Pix através de um assistente virtual especializado, sem necessidade de sair de casa. A adesão ao open finance faz parte de um conjunto de inovações pensadas pela instituição.
Comentários estão fechados.