Como reduzir o uso de produtos descartáveis no seu negócio?
É importante reavaliar os produtos que estão sendo utilizados pelo seu negócio, para reduzir o impacto ecológico da sua empresa.
Se você tem um negócio, principalmente no ramo alimentício, sabe que muitas vezes os produtos descartáveis – como copos, embalagens, canudos – precisam ser utilizados. Porém, estes materiais são grandes poluentes do meio ambiente, e fazer um grande uso deles pode prejudicar a natureza.
Leia também: Mais de US$ 1 trilhão em alimentos será desperdiçado até 2030
Por mais que você guarde estes produtos para reciclagem e siga todas as etapas para que eles tenham um destino adequado, é importante que saiba que nem todo o material é realmente reciclado no Brasil. Isso porque apenas 4% dos resíduos que poderiam ser reciclados, realmente são, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
Um dos piores materiais para serem utilizados nestes casos é plástico, pois a reciclagem dele é pouco lucrativa, então muito pouco dele é reaproveitável. Tanto é que os catadores raramente os pegam. Isso acaba gerando uma poluição de centenas de anos. Um copo plástico, por exemplo, demora cerca de 400 anos para se decompor.
Por isso é tão importante reavaliar os produtos que estão sendo utilizados pelo seu negócio, para reduzir o impacto ecológico da sua empresa. Além disso, você consegue economizar um bom dinheiro. Sendo assim, trouxemos algumas dicas para diminuir o uso destes materiais no seu negócio.
Não ofereça canudos para as bebidas
Na hora de servir as bebidas em seu negócio, não ofereça o canudo ao seu cliente. Opte por deixá-los em um local onde ele possa pegá-los se for necessário – que não seja em cima das mesas. Dê preferência também a canudos biodegradáveis, que se decompõem mais rápido na natureza.
Deixe os produtos descartáveis para viagem
Se o cliente tem a opção de comer no próprio estabelecimento, utilize pratos, copos e talheres de louça, e deixe os descartáveis apenas para caso ele queira levar o pedido. Além de ser menos poluente, é muito mais agradável para o cliente comer e beber em utensílios de melhor qualidade.
Não envie descartáveis que o cliente não pediu no delivery
Na hora de enviar o pedido do cliente por delivery, pergunte se ele deseja itens descartáveis como talheres, canudos, guardanapos e sachês de condimentos. Muitas vezes, ele nem utiliza estas coisas, e você além de contribuir para a poluição do meio ambiente, ainda gasta mais que o necessário.
Pare de utilizar as luvas no buffet
Com a pandemia de Covid-19, muitas medidas foram tomadas para conter a propagação do vírus. Uma delas foi o uso de luvas plásticas para servir os alimentos em buffet. É uma ideia legal, mas ela tem o mesmo efeito que uma boa higiene das mãos e o uso de álcool em gel. Então, disponibilizar uma pia para que seus clientes possam lavar as mãos antes de se servir, ou disponibilizar um tubo de álcool em gel e apontar a obrigatoriedade do seu uso pode ser mais econômico e menos poluente.
Comentários estão fechados.