Alerta: sinais de ansiedade em crianças e o que fazer ao identificá-los

A ansiedade é um problema cada vez mais comuns nos jovens. Saiba quais são os sinais mais frequentes quando ela afeta as crianças.

A ansiedade é um problema que atinge cada vez mais pessoas ao redor do mundo, sobretudo após a pandemia de Covid-19, que fez a população ficar isolada em casa por um grande período. Com isso, até os mais novos vêm sendo afetados. Por isso, listamos quais são os sinais de ansiedade em crianças para você aprender a identificá-los.

Leia mais: Como criar crianças resilientes, independentes e autoconfiantes

Sinais de ansiedade em crianças – Quais são eles?

A ansiedade pode ter diversos sinais. Caso você comece a reparar que alguma criança do seu convívio está apresentando uma dessas características ou mais, pode ser o caso de buscar ajuda de um profissional da área de psicologia para entender melhor o que está acontecendo e ajudá-la a superar o problema.

Mudança na rotina de sono

Se seu filho ou filha vem apresentando dificuldade para dormir sem motivo aparente, pode ser ansiedade. Cabe destacar que o sono é essencial nessa fase da vida, afinal, acontecem muitos processos fisiológicos importantes durante esse período.

Por isso, preste muita atenção se as crianças que você convive estão dormindo bem, se demoram a pegar no sono, se acordam diversas vezes durante a noite e até mesmo se estão dormindo além das horas habituais.

Mudanças de humor

As mudanças no humor também podem indicar ansiedade. Tanto a euforia quanto a irritação, e até mesmo o recolhimento da criança podem indicar que a ansiedade está por trás dessas alterações.

Apetite aumentado ou reduzido

A ansiedade afeta as pessoas de diferentes maneiras, e é por isso que, assim como as alterações do sono e de humor, o apetite da criança pode ficar reduzido ou aumentado. Se você perceber que seu filho ou filha começou a comer muito mais ou muito menos que as quantidades de costume, pode ser ansiedade ou algum outro distúrbio psicológico.

Dificuldade de aprendizado

Outra alteração comum observada em crianças que sofrem de ansiedade é a dificuldade de aprendizado. Isso ocorre porque ela não consegue centrar seus pensamentos no que precisa aprender, visto que muitas vezes está pensando em coisas negativas ou assuntos diversos. Então, fique sempre alerta ao desempenho escolar dos pequenos.

Medo constante

Crianças ansiosas costumam sentir medos irracionais com uma certa frequência. É relativamente comum que a pessoa pense que pode morrer a qualquer momento, por exemplo, mesmo que esteja em casa, sem nenhum perigo aparente. Portanto, preste atenção se seu filho ou filha aparentar estar sempre com medo de algo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.