Uber lança um recurso de gravação de vídeos durante a viagem
A Uber está mais flexível quanto ao uso de câmeras de segurança. Saiba mais!
Nesta última quinta-feira, 27, a Uber revelou o modelo teste de um recurso para gravar o que ocorre durante uma viagem com o celulardo piloto. Consequentemente, os motoristas não precisarão instalar nenhum equipamento especial para capturar acidentes que possam ocorrer durante a corrida.31
Leia mais: Uber lança linha de empréstimo para motoristas; saiba como solicitar
Este recurso vai ser opcional e facilita a forma de registrar ocorrências através das gravações pelo aplicativo. Como esta função está sendo disponibilizada no próprio aplicativo da Uber, os motoristas poderão usar seus smartphones como câmeras de segurança, eliminando a necessidade de comprar algum equipamento específico.
Esta nova ferramenta é parecida com o U-Áudio. Por meio do aplicativo, os condutores só precisarão configurar o recurso. Dessa forma, o recurso é então ativado automaticamente após o início da viagem, sem que o motorista tenha que intervir neste processo. As gravações são feitas até os 20 segundos após a finalização da corrida.
“Uma vez habilitado o novo recurso, os motoristas parceiros poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens”, comunicou a Uber.
As gravações serão criptografadas e o acesso é restrito
Como esperado, o acesso às gravações será restringido. Em um comunicado à imprensa, a Uber disse que as imagens serão vistas após um incidente de segurança ser relatado. Isso significa que o conteúdo vai ser removido sete dias após a entrada, se a corrida estiver ok.
“Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso às imagens”, alega a empresa. “No caso de investigações, as autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber, na forma da lei.”
Vale ressaltar que os passageiros sempre serão avisados que há uma gravação em andamento assim que eles entrarem no carro.
O recurso de gravações de vídeos estará disponível no Brasil
A inovação está em seu período de testes. No entanto, a empresa pretende fornecer recursos para motoristas brasileiros que trabalham em Santos (SP) e João Pessoa (PB), além de três cidades norte-americanas. “A partir do feedback dos motoristas parceiros envolvidos nesse piloto, serão definidos os passos seguintes”, disseram.
Esta é uma ferramenta gratuita e nenhuma taxa será cobrada por ela.
Comentários estão fechados.