Como os professores podem cultivar suas habilidades de liderança
Os docentes são líderes natos na sala de aula e essas habilidades podem ser aprimoradas e expandidas.
Todos os professores são líderes. Seria difícil argumentar contra essa afirmação, uma vez que os professores são pessoas que projetam e executam uma visão para uma experiência de sala de aula e orientam os alunos através dela.
Cada vez mais, um subconjunto de professores está assumindo papéis colaborativos com as administrações e outras formas de liderança dentro do sistema educacional. Um sistema educacional em evolução está resultando na necessidade – e oportunidade – de os professores em sala de aula assumirem uma variedade de novos papéis de liderança.
Os professores de hoje reivindicam funções que costumavam ser exclusivamente da competência de diretores e outros administradores. Algumas dessas responsabilidades incluem orientar, liderar equipes para determinar currículos escolares e modelar as melhores práticas de instrução.
Para professores interessados em melhorar suas habilidades de liderança, quais são os melhores passos para serem adotados? Aqui estão algumas sugestões.
1. Trabalhe com uma visão além das hierarquias
Os professores devem trabalhar com diretores e outros administradores para projetar e classificar as avaliações que eles acreditam que realmente medem o aprendizado em suas salas de aula.
2. Colaboração
Nem todos os administradores estarão abertos para colaborar com os professores, mas os mais perspicazes e com maior raciocínio vão. Seu trabalho como futuro professor-líder é buscar o último. Discuta os projetos de melhoria escolar que você pode trabalhar junto com a equipe da instituição e deixe a parceria tomar forma a partir daí.
3. Encontre outros professores com as mesmas ideias que você
A internet pode ser uma ferramenta poderosa na construção dessas redes, especialmente se você não estiver encontrando colegas de trabalho com a mesma opinião em sua própria escola. Muitos profissionais podem dar conselhos, transmitir práticas e ideias que funcionaram em suas próprias escolas e promover oportunidades de orientação.
4. Exigir políticas de educação que apoiem e preparem professores
Os professores interessados em assumir essas funções de liderança e em ver seus colegas fazendo o mesmo precisam exigir ações dos formuladores de políticas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.