Saiba o motivo que levou Bill Gates a beber água de lodo fecal
"Eu fiz algumas coisas estranhas ao longo dos anos: bebi água de lodo fecal com Jimmy Fallon, dividi o palco com uma jarra de fezes humanas e senti o cheiro de latrina", escreveu o bilionário em seu post.
Você sabia que no dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Banheiro? Pois é exatamente isto que você leu, e para comemorar este dia inusitado, o bilionário e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, comentou alguns fatos “diferentes” sobre sua vida no Linkedin.
“Eu fiz algumas coisas estranhas ao longo dos anos: bebi água de lodo fecal com Jimmy Fallon, dividi o palco com uma jarra de fezes humanas e senti o cheiro de latrina”, escreveu o bilionário em seu post.
Apesar de não serem ações muito comuns de serem vistas por aí, elas não deixam de arrancar boas risadas quando contadas. Porém, por trás dessas ações existe um motivo. Entenda melhor este episódio a seguir.
Leia mais: Bill Gates: Confira como o prodígio da informática está contribuindo para um mundo melhor
Entenda qual é o motivo por trás destas ações de Bill Gates
Ainda em seu post, Bill Gates disse: “Meu objetivo sempre foi fazer com que as pessoas se preocupassem com um problema que afeta 3,6 bilhões de pessoas: falta de saneamento. Graças a cientistas e engenheiros de todo o mundo, estamos nos aproximando de novas soluções que irão prevenir doenças e enfermidades”.
Essa postagem de Gates no Linkedin também possui um link para um post de julho de 2021 em um blog, onde são abordados assuntos sobre inovações em projetos de saneamento.
A Fundação Gates, em 2011, começou o ‘Reinvent the Toilet Challenge’, onde foi perguntado aos pesquisadores “se eles poderiam desenvolver soluções de saneamento seguras que funcionassem sem depender de sistemas de esgoto ou água corrente”.
Naquela época, há mais de 10 anos, os cientistas e engenheiros envolvidos criaram diversas ideias sobre como projetar banheiros que consigam processar os dejetos humanos em segurança, utilizando pouca ou nenhuma quantidade de água ou energia elétrica, segundo o que foi dito na nota de Gates.
Dentre essas criações, Bill Gates também ressaltou em seu post que os cientistas criaram um banheiro que transforma os dejetos em recursos importantes, como fertilizantes, água potável e eletricidade.
“Outros pesquisadores inventaram um novo sistema para processar lodo fecal de latrinas, fossas sépticas e esgotos que transforma dejetos humanos de comunidades inteiras em água potável e eletricidade. Essas máquinas, chamadas Omniprocessadores, podem ser usadas para dar suporte a um tratamento de lodo fecal para plantas ou complementar uma estação de tratamento de águas residuais. E eles exigem uma fração da energia, espaço e custo que uma estação tradicional de tratamento de esgoto e águas residuais exige”, disse.
Aproximadamente 3,6 bilhões de pessoas não possuem um banheiro ou utilizam um recurso de saneamento não seguro. Por esse e outros motivos, o bilionário acredita ser urgente a resolução deste problema.
“Com certeza, ainda há desafios pela frente para trazer essa inovação… Mas estou otimista sobre o que pode ser realizado nos próximos 10 anos e além”, escreveu Gates em 2021.
Comentários estão fechados.