Batata pode ser chave para a cura do câncer, dizem cientistas
Descoberta envolve substância encontrada no tubérculo e em alguns vegetais que deverá ser matéria-prima de nova gama de medicamentos.
Há anos, os cientistas se debruçam sobre diversas possibilidades de cura para o câncer. Embora a medicina e a ciência avancem cada vez mais ao longo dos anos, a doença ainda é um desafio. A esperança para que esta situação seja controlada pode estar no seu prato de almoço de todos os dias: batata pode ser a chave contra o câncer.
Leia mais: Confira os 7 principais benefícios obtidos no consumo de batatas
Uma pesquisa apresentada no Frontiers in Pharmacology sugeriu que compostos presentes nas batatas podem contar a chave para combater o câncer. De acordo com os estudiosos, estas substâncias, na dose certa, tem ferramentas clínicas potentes.
Qual substância da batata pode combater o câncer?
O estudo focou nos glicoalcaloides da batata – mas tomates e berinjelas também têm a substância em abundância. Estes compostos pode ajudar tanto no tratamento quanto a evitar efeitos colaterais das terapias já existentes contra a doença.
As cinco chaves e como agem
Cinco glicoalcaloides foram encontrados: solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina. É bom reforçar que as descobertas abaixo ainda são teorias, já que não houve testes em humanos para confirmar sua real ação contra o câncer.
A solanina mostrou que têm a habilidade de impedir que químicos potencialmente cancerígenos se transformem em carcinógenos no nosso copos. Além disso, em pequenas doses, a substância conseguiu matar um tipo específico de célula de leucemia.
A solamargina mostrou que consegue impedir a reprodução de células cancerígenas do fígado. Além disso, descobriram que a chaconina tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser chave para tratar sepse.
Desafio é matar as células cancerígenas sem danificar as saudáveis
De acordo com a pesquisadora Magdalena Winkiel, da Universidade Adam Mickiewicz em Poznań, um dos maiores desafios dos cientistas deste campo de pesquisa é encontrar um medicamento ou substância que possa agir nas células cancerígenas com foco. Isto é, atacar o câncer sem danificar as células saudáveis.
“Por isso vale a pena voltar às plantas medicinais que foram usadas anos atrás com sucesso no tratamento de várias doenças”, disse a cientista.
Embora tudo ainda esteja na fase teórica, Magdalena vê as descobertas com otimismo. Para ela, mesmo que as substâncias da batata não consigam combater o câncer da mesma maneira que os medicamentos de hoje, uma terapia combinada talvez seja um tratamento eficaz.
Comentários estão fechados.