Você fala sozinho? Veja o que a ciência tem a dizer sobre isso
Não se preocupe, pois na maioria dos casos isso é totalmente normal.
Muitas vezes, inconscientemente ficamos falando sozinhos por aí. Entretanto, ao sermos pegos por alguém, a situação pode ficar bastante embaraçosa. Mas você sabia que, às vezes, falar sozinho pode ajudar a manter o foco? Entenda melhor no decorrer do artigo.
Leia mais: Essas são boas estratégias para falar bem em público
Tá tudo bem falar sozinho às vezes
Com certeza você já se pegou falando sozinho ou presenciou alguém fazendo isso diversas vezes em sua vida, afinal é muito comum acabar pensando em voz alta. O que você provavelmente não sabe é que isso, na maioria das vezes, está longe de ser loucura. Muito pelo contrário: essa prática é completamente normal.
Sendo assim, embora muitas pessoas acreditem que a fala sirva apenas para se comunicar com os outros, ela também possui outras funções. Portanto, não se preocupe caso você sempre esteja falando consigo mesmo.
Falamos sozinhos desde que aprendemos a falar
Falar sozinho é um comando motor involuntário e, no século 20, o psicólogo Lev Vygotsky fez um estudo sobre isso. Segundo ele, quando estamos aprendendo a falar, a fala sem um destinatário acontece simplesmente porque nosso pensamento ainda não está conectado com a nossa fala.
Com o passar do tempo, uma voz começa a surgir na nossa cabeça, e nossa mente se torna completa de comandos verbais. À medida em que crescemos e a fase adulta vai chegando, temos tendência a diminuir a frequência com a qual falamos sozinhos. Porém, mesmo sendo menos comum, esse fato ainda ocorre.
Benefícios de falar sozinho
Além de ser normal, falar sozinho também é benéfico. Veja as vantagens dessa prática:
Aprender idiomas
Os benefícios de falar sozinho são variados, e um deles é quando queremos aprender um novo idioma e novas habilidades de socializar.
Internalizar comandos
Existem também pessoas que precisam ouvir as coisas para que consigam internalizá-las. Por isso, é natural e benéfico repetir para si mesmas os comandos novos que aprenderam, assim como as crianças repetem letras e palavras ao serem alfabetizadas.
Manter o foco
Falar sozinho também é muito bom para quem deseja se manter concentrado. Isso porque repetir algo em voz alta lembra ao nosso cérebro o que estamos fazendo.
Aumentar a confiança
Repetir palavras de incentivo a si mesmo ajuda a reforçar a sua segurança e autoconfiança.
Comentários estão fechados.