O que é abuso verbal? 4 exemplos de padrões a serem observados
Os abusos vão muito além de agressões físicas. Saiba mais ao longo do artigo.
O abuso verbal é muito utilizado como técnica de manipulação e opressão, já que é um tipo de abuso que não deixa marcas visíveis, diferentemente de ser abusado fisicamente. Muitas vezes, a vítima nem faz ideia de que está sofrendo abuso. Pensando nisso, a seguir te mostraremos alguns sinais para que você não arrisque em se manter em qualquer relação na qual a outra pessoa te menospreze.
O que é o abuso verbal?
Ainda há muitas pessoas que não têm noção do que é ser abusado verbalmente, mesmo que o próprio já tenha sido, mas não chegou a notar. Mas, acredite, é mais comum do que parece as pessoas não notarem que estão sofrendo abuso, até porque o próprio abusador se encarrega de manipular muito bem a outra pessoa para que ela nunca perceba ou, até pior, faz com o que a pessoa se culpe e ache que merece aquilo.
O abuso verbal é tão forte e doloroso quanto o abuso físico, pode ser até mais perigoso, já que pode induzir a própria pessoa a fazer coisas ruins com si mesmo, por tristeza ou por se sentir culpado. Vítimas desse tipo de abuso se sentem estúpidas, inadequadas e sem o menor valor.
Quem olha de fora acha que é fácil reconhecer quando estão sendo abusadas verbalmente, mas o que essas pessoas não sabem é que a agressão verbal não acontece só com gritos, ofensas e outras humilhações mais notórias. A agressão verbal pode ser muitas vezes bem sutil, o que dificulta a vítima a perceber o abuso.
Sinais de abuso verbal:
- Ele ou ela te insulta com frequência? Ser insultado com frequência é sinal de abuso. Aqueles insultos feitos com o tom de voz baixo, tranquilo, são uma forma de abuso verbal e, mesmo que a outra pessoa esteja em um dia difícil, tenha passado por alguma coisa e esteja estressada, insultar a outra pessoa nunca será algo normal e aceitável.
- Ele ou ela faz piada de você? Caso seu(a) parceiro(a) faça piadas frequentes sobre você, relacionadas a peso ou à aparência e se irrite caso você se incomode, trata-se de abuso verbal. Os agressores geralmente têm esse costume de ridicularizar a outra pessoa na frente de várias outras, justamente para gerar desconforto no outro.
- Ele ou ela te faz se sentir inseguro? Essa pessoa não te elogia nunca, só te coloca pra baixo, diminui aquilo que você faz ou o que está usando, te deixa com a autoestima abalada. Isso é uma agressão verbal também.
- Ele ou ela te ameaça com frequência? Quando falo de ameaças, falo de todos os tipos, mesmo aquelas feitas no calor do momento. Todos os tipos de ameaças, por mais mínimas que pareçam, são formas de abuso psicológico.
Comentários estão fechados.