Dinossauros poderiam ter possuído inteligência semelhante à dos primatas atuais
Venha descobrir qual a capacidade cognitiva desses animais.
Os paleontólogos são pessoas que estudam sobre a evolução humana ou, mais especificamente, das espécies homonímias. Eles buscam entender como funcionava a vida desses seres e sobre seu organismo. Hoje, vamos falar de uma pesquisa sobre as células cerebrais dos dinossauros, que afirmam que eles são extremamente inteligentes, tanto quanto os macacos.
Dinossauros são muito mais do que gigantes no tamanho
De acordo com uma neuroanatomista, Suzana Herculano, os dinossauros predadores com braços minúsculos, que são caracterizados como idiotas e estúpidos, podem ter sido tão inteligentes quanto os macacos modernos. Tal afirmação é influenciada pelo fato de que tais dinossauros tinham um número comparável de células cerebrais.
Entretanto, nem todos os paleontólogos estão convencidos dessa afirmação, visto que, são baseadas em algumas interpretações questionáveis de dados desatualizados. Suzana usou dados sobre aves vivas e répteis modernos para inferir o número de neurônios em escala com o aumento da massa cerebral.
Além disso, ela avaliou as células cerebrais que o T. Rex poderia ter tido em seu telencéfalo – a parte mais desenvolvida do cérebro. Ela estimou que ele tinha cerca de 3 bilhões de neurônios cerebrais embalados em seu cérebro de 343 gramas. Segundo seus cálculos, outro dinossauro terópode, Alioramus, conseguiu cerca de um bilhão de neurônios cerebrais em seu cérebro de 73 gramas – número equivalente a de um macaco-prego.
Com base em seu estudo, Suzana prevê que o T. Rex teria amadurecido rápido e vivido o suficiente – mais de 40 anos. Além de ter capacidade de usar ferramentas e passar seu conhecido para seus parentes.
Se tais números refletissem inteligência, isso tornaria os dinossauros os predadores mais magníficos que já passaram pelo planeta Terra. Suzana afirmou que: “um bípede carnívoro do tamanho de um elefante, mas ágil, dotado de cognição semelhante a macacos ou babuínos, deve ter sido um predador extremamente competente e magnífico”.
Comentários estão fechados.