Mudou! Saiba quando começará o Carnaval 2023 e o que motivou a mudança
Uma das festas mais populares do Brasil está prestes a começar!
O festejo de Carnaval é uma das festas mais populares em todo o Brasil. A festa acontece em diversos locais do país. As atrações do evento costumam arrastar multidões com show dos artistas de todas as gerações. Muitas pessoas acabam se perguntando por que o Carnaval não tem uma data fixa. Você sabe? Entenda por que sempre muda.
Início do Carnaval de 2023
Tradicionalmente, o festejo está ligado ao catolicismo, logo realmente não há uma data fixa para a celebração. A data é modificada todos os anos porque a Igreja Católica considera a Páscoa, as estações do ano e o calendário lunar. A data do festejo deve ser 41 dias antes do feriado religioso. A terça-feira de Carnaval deve ser 40 dias antes do domingo de Ramos e também depende do equinócio.
O Carnaval deste ano terá início em 18 de fevereiro, que será em um sábado.
Em São Paulo, os desfiles acontecem nos dias 17 e 18 de fevereiro, sexta-feira e sábado.
No Rio de Janeiro, os desfiles de Carnaval acontecerão nos dias 19 e 20 de fevereiro, domingo e segunda-feira.
A relação do equinócio com o Carnaval
Teoricamente, o dia e a noite somados têm 24 horas, mas isso não significa exatamente que a noite e o dia tenham 12 horas cada. O que acontece é que durante a primavera e o verão, o dia é mais extenso do que a noite. No outono e inverno, a noite dura mais do que o dia. Sendo assim, tem mais que 12 horas.
O equinócio é um evento que acontece duas vezes no ano e se dá quando a noite e o dia têm a mesma duração de 12 horas. O primeiro acontece mais ou menos em 20 de março e depois entre os dias 22 e 23 de setembro. A Igreja Católica determinou que a Páscoa fosse sempre celebrada após a primeira lua cheia do equinócio de março.
Isto é, no primeiro domingo após o equinócio.
Origem do Carnaval
O “feriado“ no Brasil se iniciou no período colonial.
A primeira celebração feita nessa época foi o entrudo, uma brincadeira com origem portuguesa que era praticada pelos escravos. Depois, lá por volta de 1920, surgiram as escolas de samba nos morros cariocas e paulistas.
Na virada do século XIX para o século XX, no Nordeste, foram surgindo os afoxés, frevos e maracatus. Estes festejos tinham como objetivo relembrar as tradições culturais africanas.
A palavra “Carnaval” tem origem do latim carnis levale, que significa “retirar a carne”. É um termo relacionado ao jejum da Quaresma, que ocorre em um período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Carnaval é feriado?
Segundo a Portaria do Primeiro-Secretário n° 29 do Senado, a data é considerada, na verdade, um ponto facultativo. Tradicionalmente, além do sábado e domingo, a folga também ocorre na segunda e terça-feira de Carnaval.
Comentários estão fechados.