Contagem regressiva: lista de espera do Fies se encerra em poucos dias
A lista de espera do Fies vai até o próximo dia 18, quinta-feira, com o chamamento realizado até a última sexta-feira, 12.
Até a sexta-feira, 12 de maio, o Ministério da Educação (MEC) realizou sete convocações por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O MEC também divulgou um balanço parcial dos dados registrados até então.
A parcial indica que todas as vagas dos cursos para os quais houve inscrições estão sendo preenchidas, não havendo disponibilidade de vagas remanescentes. A convocação da lista de espera começou em 21 de março e se estenderá até 18 de maio, conforme previsto no edital do atual processo seletivo do Fies.
Considera-se pré-selecionado na lista de espera o candidato que recebe uma vaga inicialmente destinada a outro candidato em convocações anteriores, mas que retornou ao sistema por não ter sido ocupada. Nesse caso, a vaga é oferecida ao próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação estabelecida.
A não ocupação da vaga ocorre quando o candidato pré-selecionado não consegue concluir as etapas necessárias antes da assinatura do contrato ou quando perde o interesse na vaga.
Tais etapas podem incluir a apresentação de documentos, a comprovação de informações, a participação em entrevistas ou outras atividades requeridas pelo processo seletivo do programa Fies. Quando essas etapas não são concluídas, a vaga retorna ao sistema e é oferecida ao próximo candidato da lista de espera. Até o momento, foram realizadas sete convocações no processo seletivo do Fies.
No total, foram oferecidas 112.168 vagas para o primeiro semestre deste ano. O balanço parcial dessas convocações indica que todas as vagas disponíveis estão sendo preenchidas, o que significa que não haverá sobra de vagas nesta edição. Caso alguma vaga não seja preenchida durante as convocações, ela poderá ser ofertada novamente no processo seletivo do segundo semestre deste ano, de acordo com as regras do programa.
Essa medida visa garantir que todas as vagas sejam utilizadas e que mais estudantes tenham a oportunidade de ingressar no Fies, ampliando a quantidade de vagas para os candidatos.
Comentários estão fechados.