Atenção! Veja como o frio pode estar diminuindo a sua inteligência em 4 maneiras!
Você se sente indisposto no frio? Saiba que esta é uma das respostas do nosso corpo em épocas de inverno.
Não é incomum termos uma sensação de indisposição em períodos onde a temperatura está mais baixa. No entanto, não se preocupe! Especialistas dizem que isso é normal por conta de várias alterações sanguíneas que ocorrem em nosso corpo. A questão é haver quem alega sentir ineficiência do funcionamento cerebral no inverno.
Veja abaixo mais detalhes sobre este assunto.
Baixas temperaturas têm relações com questões mentais
Há diversos fatores que influenciam para que o cérebro possua diferentes desempenhos. Pesquisas revelam que o frio é um fator significativo para mudar o funcionamento cerebral.
Afinal, o que ocorre com o nosso cérebro em períodos de baixa temperatura?
- Diminuição do fluxo de sangue
Esse fator pode ocorrer porque quando o corpo está exposto a frios extremos, há uma constrição dos vasos sanguíneos periféricos. Em outras palavras, há uma redução do fluxo de sangue e oxigênio no cérebro.
Esse fator, inclusive, é uma das principais justificativas para quando as pessoas questionam a baixa produtividade no inverno.
- Redução da agilidade dos impulsos nervosos
Em períodos congelantes os impulsos nervosos acabam assumindo uma velocidade menor e, por isso, falhas na coordenação motora podem ocorrer. Nestes momentos, é comum sentir rigidezes musculares e, em alguns casos, sensibilidades a diversos tipos de dores.
- Alteração de humor e emocional
Em épocas de baixas temperaturas às pessoas tendem a ficar com o humor alterado. Isso ocorre porque o hipocampo, regulador da tristeza, irritabilidade e fadiga, passa a não funcionar de maneira correta.
Outro fator significante é a falta de luz solar. Essa ausência pode ocasionar depressões temporárias.
- Aumento do estresse
Devido ao fato de o corpo precisar de mais esforços para se manter aquecido, o nível de vigília acaba sendo impactado. Dessa forma, então, o foco e concentração ficam comprometidos.
Por isso, o estresse físico e mental aumentam de maneira significativa. Tarefas simples poderão ser afetadas no quesito desempenho quando as temperaturas estão extremamente baixas.
Comentários estão fechados.