Irídio
O irídio (símbolo químico Ir, número atômico 77) é um metal de transição denso, duro, quebradiço, branco-prateado e da família da platina.
O irídio (símbolo químico Ir, número atômico 77) é um metal de transição denso, duro, quebradiço, branco-prateado e da família da platina. Ocorre em ligas naturais com platina ou ósmio e é notável por ser o elemento mais resistente à corrosão conhecido.
Os pesquisadores associaram-no a um meteorito que se acredita ter causado o desaparecimento dos dinossauros. É usado em aparelhos de alta temperatura e contatos elétricos. Também como agente endurecedor para ligas de platina. É um catalisador para certas reações em química orgânica e radioativo.
O irídio pode ser usado em radioterapia para alguns tipos de câncer.
Ocorrência
Irídio é raro na Terra, mas encontra-se em concentrações mais elevadas em alguns fluxos vulcânicos, o que sugere que o núcleo da Terra é rico neste elemento. Além disso, o irídio é relativamente comum em meteoritos.
O elemento é encontrado na natureza com platina e outros metais do grupo da platina em depósitos aluviais. O irídio é recuperado comercialmente como um subproduto da mineração e processamento de níquel.
História
O irídio foi descoberto em 1803 por Smithson Tennant, enquanto trabalhava com William Hyde Wollaston em Londres, Inglaterra. Eles estavam procurando uma maneira de purificar a platina dissolvendo o minério de platina nativa em água régia.
Uma grande quantidade de pó preto insolúvel permaneceu como subproduto dessa operação. Wollaston focou na análise da porção solúvel e descobriu o paládio (em 1802) e o ródio (em 1804), enquanto Tennant examinava o resíduo insolúvel.
No verão de 1803, a Tennant identificou dois novos elementos – o ósmioe irídio. A descoberta dos novos elementos foi documentada em uma carta à Royal Society em 21 de junho de 1804.
O elemento recebeu o nome da palavra latina ‘iris’, que significa ‘arco-íris’, porque muitos de seus sais são fortemente coloridos.
Características notáveis
O irídio é um metal de transição que se encontra entre o ósmio e a platina no sexto período da tabela periódica . É um membro do grupo da platina dos metais. Além disso, está localizado no grupo nove (antigo grupo 8B), logo abaixo do ródio.
Como a platina, o irídio é branco, mas tem um leve tom amarelado. Devido à sua extrema dureza e propriedades frágeis, o irídio é difícil de usinar, formar ou trabalhar. Ainda pode ser usado para fazer ligas de alta resistência que resistem a altas temperaturas.
O irídio é o metal mais resistente à corrosão conhecido. Ele não pode ser atacado por nenhum ácido, incluindo água régia, mas pode ser atacado por sais fundidos como cloreto de sódio (NaCl) e cianeto de sódio (NaCN).
A densidade medida deste elemento é apenas ligeiramente inferior à do ósmio, que é frequentemente listado como o elemento mais denso conhecido.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.