Influência das redes sociais: 85% da Geração Z realiza compras por causa delas
Instagram, TikTok e outras redes sociais são as precursoras no consumismo notado na geração mais recente, de acordo com especialistas.
De acordo com um levantamento recente divulgado pelo Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC), cerca de 85% da Geração Z, composta por pessoas nascidas entre o fim da década de 1990 e 2010, reconhecem que as redes sociais exercem influência significativa em suas decisões de compra.
Segundo a pesquisa, as plataformas de maior impacto entre esses consumidores são o Instagram e o TikTok, com 45% de menções como as mais influentes.
Esses dados evidenciam o papel das redes sociais na formação dos hábitos de consumo dessa geração e como elas se tornaram canais importantes para o marketing e a publicidade de produtos e serviços.
Geração Z está sob forte influência das redes sociais
De acordo com João Vitor Rodrigues, professor de marketing digital da ESPM Rio, os jovens da geração Z levam em consideração as avaliações encontradas em sites ao tomar decisões de compra.
Eles são influenciados pelo conteúdo gerado por outros usuários, que demonstram o uso dos produtos desejados no dia a dia.
Um exemplo disso é a plataforma Shopee, em que é comum a empresa recompensar os clientes que compram e posteriormente comentam e avaliam os produtos, compartilhando fotos.
Essa interação entre consumidores e marcas por meio das redes sociais tem um impacto significativo na formação das pessoas motivadas e decisões de compra da Geração Z.
Para a professora Rachel Farias, especialista em estratégias de branding e marketing digital, a Geração Z é altamente conectada e tem o hábito natural de buscar serviços nas redes sociais.
Segundo ela, as buscas nas redes sociais são mais direcionadas e eficazes, ao contrário de uma busca no Google que pode retornar uma grande quantidade de resultados.
Essa característica facilita o processo de tomada de decisão e economiza tempo para os jovens consumidores. Para eles, utilizar as redes sociais como fonte de informações e recomendações é uma prática comum e conveniente.
Comentários estão fechados.