Atenção, professores: a organização da sala de aula pode melhorar performance dos alunos
O design do local onde as aulas são ministradas pode favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades nos alunos, ou não. Entenda!
Independentemente de você ser professor ou aluno, sabe que, quando as carteiras da sala de aula mudam de lugar, a atmosfera dessa sala também se altera. Ela pode se tornar mais atrativa, mais aconchegante e despertar diferentes sentimentos nos presentes.
Isso não é à toa. Um bom design da sala de aula pode alavancar algumas habilidades dos alunos, principalmente se eles têm ciência do que vai acontecer.
Acontece que, quando os estudantes veem toda a movimentação, uma “chavinha” muda em seus cérebros ávidos por conhecimento.
Assim, eles podem ficar mais suscetíveis a desenvolver algumas funções executivas, habilidades ligadas à gestão dos processos cognitivos.
Dentre estas funções, podemos citar:
- Memória de trabalho;
- Iniciação de tarefas;
- Organização;
- Metacognição;
- Planejamento e Priorização;
- Gerenciamento de tempo;
- Controle emocional;
- Atenção sustentada;
- Flexibilidade;
- Persistência direcionada a objetivos.
Continue a leitura e veja quatro designs de sala de aula e quatro funções executivas que serão desenvolvidas nos seus alunos.
Como organizar a sala de aula para melhorar certas habilidades dos alunos?
Memória de trabalho
Esta função executiva nada mais é do que a capacidade do aluno de reter informações para concluir uma tarefa. É como se o cérebro tivesse um lembrete que vai informar o estudante sobre o que ele deve fazer para alcançar determinado objetivo.
Para isso, o professor deve organizar a sala de aula de uma forma que oriente os alunos sobre o que fazer. Uma sugestão é colocar visuais no local que delineiem as rotinas diárias dos adolescentes.
Organização
Aqui falamos do sentido mais puro da palavra: os alunos devem ter seus materiais, corpos e pensamentos organizados e claros.
O primeiro passo é preparar o ambiente. Por exemplo, os espaços da sala precisam ser amplos ou, pelo menos, acomodar todos os alunos com folga. Também deve haver locais específicos para cada atividade, assim até quem não é da turma consegue entender o que fazer.
Neste caso, o professor precisa ser mais ativo. Para que os alunos se organizem com as tarefas e conteúdos, que tal entregá-los no início do dia? É aconselhável manter o exemplo com seu próprio material e roupas, e também organizar seus pensamentos.
Iniciação de tarefas
É o que chamamos de “proatividade” no ambiente corporativo. Os alunos precisam ser capazes de iniciar suas atividades por conta própria.
A sala deve estar organizada de forma a orientar e ajudar os alunos na hora de priorizar as etapas de uma rotina. Uma boa ideia é deixar os materiais bem marcados e acessíveis, para que eles os vejam, peguem e comecem o trabalho.
É interessante, também, evitar que os materiais distraiam os alunos e deixar à mostra apenas o essencial. Muitos pontos de atenção não fornecem um senso de prioridade aos estudantes.
Inibição
A inibição nada mais é do que a capacidade dos alunos de monitorarem o próprio comportamento.
Uma boa ideia é usar cores com propósito, por exemplo, para organizar informações. No entanto, deve-se ter cuidado para não extrapolar, pois isso pode confundir demais os estudantes.
Além disso, a sala deve ser dinâmica e criada com a ajuda dos alunos. Eles decidirão se está funcionando ou não. Ouvir a opinião deles é uma parte importante do processo.
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