Estes 5 animais vivem MUITO mais que os seres humanos
Na lista, tem até uma criatura imortal e outra que vive milênios. Confira agora!
É inegável que o ser humano é a criatura mais preparada para viver no planeta Terra, levando em consideração nossa inteligência e capacidade de adaptação.
Entretanto, estamos longe de ser os seres vivos mais resistentes e longevos do mundo, mesmo quando comparados com animais e plantas que já se extinguiram.
Inclusive, se por um lado nossa expectativa de vida gira em torno de 75 anos, mais ou menos, existem animais que vivem centenas e até milhares de anos, e outros que são considerados “imortais”. Continue lendo para conhecer cinco deles!
Tartaruga Gigante de Galápagos
(Imagem: vwalakte/Freepik/reprodução)
As tartarugas gigantes, endêmicas da famosa Ilha de Galápagos, que faz parte do território ultramarino do Equador, são conhecidas por serem detentoras do recorde de longevidade.
Capazes de alcançar a incrível marca de 152 anos, esses seres gentis possuem habilidades únicas, como a regulação térmica e um sistema imunológico robusto. Certamente, esses fatores garantem sua longevidade.
Tubarão da Groenlândia
(Imagem: YouTube/reprodução)
Esses “bichões” ocorrem do norte do Oceano Atlântico até o Mar Ártico, ao redor da Groenlândia e no extremo norte da Europa.
Até o momento, os pesquisadores que estudaram os tubarões-da-Groenlândia descobriram que a impressionante longevidade desses animais se deve a mutações genéticas específicas.
O exemplar mais antigo desse animal já catalogado tinha inacreditáveis 512 anos. Isso mesmo, existem tubarões-da-Groenlândia com a mesma idade que o Brasil!
Esponja do mar
(Imagem: Reprodução/National Oceanic and Atmospheric Administration)
Já imaginou que possa existir um animal que ultrapasse os mil anos de vida? Pois bem, a esponja do mar pode até quintuplicar essa meta!
De acordo com os cientistas, esses animais peculiares podem viver mais de cinco mil anos devido ao seu estilo de vida e à sua biologia, já que não possuem grandes predadores ou ameaças naturais.
Bodião de Rougheye
(Imagem: NOAA Fisheries/reprodução)
O bodião de Rougheye, também conhecido como “bodião de olhos rugosos”, é um animal extremamente peculiar que ocorre em todo o Oceano Pacífico.
Com tamanho médio de um metro de comprimento, ele pode chegar a incríveis 205 anos de idade. Incrível, não é mesmo?
Água viva imortal
(Imagem: reprodução/internet)
Para finalizar a nossa lista, temos essa criatura impressionante que habita os oceanos de todo o mundo desde tempos imemoriais. Trata-se da “água viva imortal”, que não ganhou esse nome à toa.
Segundo alguns cientistas que se dedicaram ao estudo desse incrível animal, a água-viva imortal pode “resetar” a si mesma.
Resumidamente falando, ao sofrer lesões, passar por períodos de estresse intenso ou perceber que já está chegando ao fim da vida, a referida entidade pode simplesmente realizar uma reformulação celular, retornando ao estado de “bebê” novamente. Isso a torna virtualmente imortal, como seu nome indica.
Comentários estão fechados.