Pistache: saiba onde essa noz surgiu e porque é tão querida em todo o mundo

Um dos motivos é a mistura de sabor, durabilidade e alta quantidade de nutrientes entre seus compostos.

Citado como alimento comum em civilizações muito antigas, o pistache (Pistacia Vera), que é classificado como um tipo de noz, é uma daquelas frutas com fama que transcende os séculos.

Inclusive, a paixão pelo pistache lhe rendeu até um dia próprio. Trata-se do Dia Mundial do Pistache, que é comemorado em 26 de fevereiro.

Além de sua textura seca e sabor inconfundível, este fruto já foi referido como medicinal e até afrodisíaco nos tempos antigos, propriedades que foram confirmadas por análises científicas modernas.

Já está comprovado que o pistache é rico em ácidos graxos (gorduras boas), minerais essenciais, vitaminas e antioxidantes que trazem, sim, diversos benefícios para o corpo humano. Tudo isso justifica o sucesso que esse alimento natural faz.

(Imagem: evening_tao/Freepik/reprodução)

Mas, qual é a origem do pistache?

De acordo com uma série de relatos antigos e evidências científicas, a planta Pistacia Vera surgiu onde hoje estão situados países como Irã, Turquia, Síria e Afeganistão, entre o Oriente Médio e a região oeste da Ásia.

Não está claro em que momento o pistache começou a ser cultivado nem como foi descoberto pelas pessoas, mas sabe-se que ele floresceu em climas quentes e secos e foi citado em textos do século 6 a.C como alimento comum em palácios e residências nobres na Europa.

Inclusive, alguns relatos considerados verídicos dão conta que na Roma Antiga o pistache era tido como uma “noz premiada” e era muito apreciado pela elite do império.

Além disso, abundantes textos antigos apontam a presença do pistache em reinos antigos do Oriente Médio, como o imponente Império Persa, e até relatos de cultivo da noz nos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Hoje em dia o pistache é cultivado, comercializado e consumido em praticamente todos os países do mundo. Atualmente os maiores produtores desse alimento são o Irã e o estado norte-americano da Califórnia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.