Usar Wi-Fi público é PERIGOSO: veja 5 dicas de segurança essenciais
Internet pública tem menos segurança que conexões já conhecidas e com senhas. Por isso, devem ser evitadas sempre que possível.
As redes públicas de Wi-Fi possibilitam utilizar a internet de forma gratuita, mesmo fora de casa, o que garante o acesso a informações e serviços essenciais naquele momento.
No entanto, segundo especialistas, tais redes representam riscos à segurança dos dados do internauta e devem ser evitadas sempre que possível.
As redes públicas, o que inclui as oferecidas também em restaurantes e outros estabelecimentos privados, podem conter falhas de segurança.
Assim, o usuário fica vulnerável à exposição de dados considerados sensíveis, e isso facilita a ação de cibercriminosos. Por isso, a seguir, mostramos 5 dicas para quando usar uma rede gratuita.
5 dicas para usar Wi-Fi gratuito com segurança
1. Não faça compras quando estiver usando Wi-Fi público
Caso tenha de usar uma rede pública de Wi-Fi para alguma necessidade, não realize compras online.
Isso impede que seus dados bancários e de cartão de crédito fiquem expostos, o que é um chamariz para golpistas.
2. Desative a conexão automática
É sempre necessário deixar desativada a conexão automática do celular para que o aparelho não se conecte a redes públicas, quando você não deseja isso.
Assim, você evita também ficar vulnerável a ataques. Se for usar, faça de forma rápida, apenas para o essencial, mais uma vez, sem expor os dados.
3. Utilize VPN
Outra dica é aplicar uma VPN, que codifica as informações do seu aparelho. Consequentemente, os hackers terão mais dificuldades na hora de acessar suas informações, garantindo a segurança do celular.
4. Evite clicar em links
Quando tiver de usar uma rede pública, não acesse links desconhecidos, tanto recebidos por telefone quanto por e-mail.
Aliás, até mesmo em redes confiáveis devemos evitar esse procedimento para garantir a segurança do usuário.
5. Prefira a autenticação
Muitas redes públicas de Wi-Fi exigem autenticação do usuário antes de acessar a internet. Esse procedimento é mais seguro, já que exige uma senha específica e minimiza o risco de fraude.
Comentários estão fechados.