Anéis olímpicos: qual a origem do símbolo das Olimpíadas?

A primeira utilização oficial aconteceu em 1920, na Antuérpia, mas até hoje o significado dos cinco arcos é desconhecido por muita gente.

Os anéis olímpicos são o símbolo dos jogos desde o início da era moderna, em 1896, quando foram idealizados pelo Barão Pierre de Coubertin, porém, só foram apresentados ao público em 1913.

Em 1920, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica, estrearam de forma oficial e, até hoje, são os símbolos máximos da competição esportiva.

Mas o que significam esses anéis? Qual a origem das cinco cores de cada um? São dúvidas que muitos têm, e, neste post, vamos explicar o que realmente significa tal símbolo.

Qual o significado dos anéis olímpicos?

Confira tudo sobre a origem dos anéis olímpicos e conheça o significado

Anéis olímpicos são usados desde 1896 – Imagem: Pixabay

Os cinco arcos entrelaçados são uma idealização do Barão de Coubertin para pregar a união entre os povos, visando criar um ambiente de festa e paz.

Os Jogos Olímpicos modernos são inspirados no evento esportivo que acontecia na Grécia Antiga, e sua primeira edição, em 1896, aconteceu em Atenas, capital grega, como uma forma de homenagear o país.

Uma das características dos anéis olímpicos são o tamanho igual de cada arco e o fundo branco, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Além disso, as cores seguem a seguinte sequência: azul, amarelo, preto, verde e vermelho, com o branco formando a sexta cor oficial das Olimpíadas.

Outro detalhe é que o amarelo e o verde ficam na parte de baixo, enquanto as outras três cores, na parte de cima.

Inclusive, os anéis nem sempre vão ter cores, pois, em alguns casos, podem ficar monocromáticos. A variedade de cores idealizada pelo Barão pretende promover a diversidade entre as nações.

Atualmente, são sete versões consideradas oficiais para os arcos, mas a versão colorida é a mais famosa.

Significados

De acordo com a Carta Olímpica, as cinco cores no anel representam a união dos cinco continentes. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, tal coloração não representa especificamente cada um dos continentes.

Além disso, a união dos anéis simboliza o encontro de atletas de diferentes modalidades e de países de todos os continentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.