Google que se cuide! Proton Drive é o novo rival com foco em privacidade
Plataforma de armazenamento em nuvem criptografada é a mais nova concorrente do Google Drive.
A Proton acaba de lançar mais um recurso para concorrer com o Google Docs. Conhecida pelo serviço de e-mail criptografado, a empresa anunciou seu novo editor de documentos em nuvem focado na privacidade, disponível dentro do Proton Drive.
Com a novidade, a plataforma torna-se uma opção ainda mais atrativa para os usuários que buscam armazenamento em nuvem criptografado para garantir a segurança de seus arquivos.
Criado em 2014 para ampliar o controle dos clientes sobre a vida digital, o Proton oferece ferramentas criptografadas. A companhia é baseada na Suíça e obedece às leis restritivas de privacidade e segurança de dados.
A solução de armazenamento em nuvem possui criptografia de ponta a ponta, permitindo que apenas o próprio usuário tenha acesso às informações.
Ela também oferece backup automático com distribuição dos dados entre diversos data centers.
Proton Docs expande o segmento
Foto: Divulgação/Proton
A chegada do novo recurso Proton Docs aumenta as opções disponíveis para os consumidores desse segmento, hoje disputado por dois grandes nomes, Google Workspace e Microsoft 365.
Criamos os documentos no Proton Drive como um projeto conjunto com a equipe do Standard Notes, que compartilha nossos valores fundamentais em relação à privacidade e segurança, afirma a empresa.
O novo editor de textos tem uma interface intuitiva, com poucos elementos visuais, tudo para manter o foco de quem o utiliza.
Uma barra com opções de formatação localizada na parte superior inclui todos os recursos necessários, inclusive funções para adicionar tabelas e imagens.
Contras da nova ferramenta
A desvantagem do serviço é que a empresa ainda não oferece aplicações para criar e editar apresentações de slides ou planilhas, ao contrário das concorrentes.
Além disso, a plataforma tem apenas oito fontes diferentes e não há opções avançadas para alterar o tamanho da margem ou fazer ajustes similares.
Com essas limitações, o serviço se aproxima mais de um aplicativo de anotações do que de um editor de documentos.
Fatores positivos
Por outro lado, o Proton Docs possui funcionalidades colaborativas que permitem a outros usuários editar o mesmo documento simultaneamente, além de ferramentas de comentários e outros recursos presentes nos produtos do Google e da Microsoft.
Passo a passo para usar o Proton Docs
Todos os usuários do Proton Drive podem acessar o Docs, mesmo aqueles que possuem planos gratuitos na plataforma.
Basta seguir as instruções abaixo para editar os documentos com mais segurança:
- Acesse o site drive.proton.me;
- Crie uma conta ou inicie a sessão com suas credenciais;
- Toque no botão “Novo”;
- Selecione a opção “Novo documento”;
- Comece a editar.
Todas as alterações feitas no arquivo são armazenadas automaticamente, sem precisar clicar em “Salvar”, desde que o usuário tenha conexão com a internet.
Os documentos podem ser exportados em formato DOCX (Word), TXT e MD, ou ainda baixados como página da web (HTML).
_______
Autora: Lorena Sousa (LinkedIn)
Revisor: Renato Soares (LinkedIn)
Editora-executiva: Bruna Tinti (LinkedIn)
Comentários estão fechados.