4 raças de cães mais longevas do mundo: veja lista
Quer um amiguinho peludo para te fazer companhia por vários anos? Então escolha uma dessas raças.
A expectativa de vida dos cães é relativamente curta quando comparada à dos humanos, variando entre 10 e 15 anos. No entanto, algumas raças destacam-se por viverem mais tempo.
De acordo com a veterinária Jéssica Barbosa, ouvida pelo site Metrópoles, a longevidade de um cão depende de diversos fatores, como genética, porte físico e cuidados preventivos.
Dessa forma, é seguro dizer que tutores que desejam que seus cães vivam por muitos anos devem incentivar hábitos saudáveis. Alimentação adequada, exercícios físicos e estímulos mentais também são essenciais.
Contudo, é a genética que muitas vezes dá o empurrão necessário a algumas raças em direção a uma vida mais longa. Ou seja, algumas raças são mais privilegiadas e longevas do que outras.
A seguir, exploraremos as quatro raças caninas que se destacam por sua longevidade. Conheça as características que fazem desses cães verdadeiros campeões de vida longa.
1. Vira-lata
Imagem: reprodução
Os cães vira-latas, comumente conhecidos por sua mistura de raças, podem viver de 15 a 16 anos.
Eles possuem uma diversidade genética que lhes confere uma saúde robusta. Essa mistura de genes geralmente resulta em menor predisposição a doenças hereditárias.
2. Dachshund
Imagem: reprodução
O Dachshund, carinhosamente apelidado de “salsichinha”, tem uma expectativa de vida entre 12 e 16 anos.
Com seu corpo longo e pernas curtas, essa raça se destaca por ser ativa e determinada. O cuidado com a coluna é crucial para evitar problemas futuros.
3. Spitz alemão
Imagem: Freepik/reprodução
O Spitz alemão, um pequeno cão peludo e enérgico, vive entre 12 e 16 anos. A genética dessa raça contribui para sua longevidade.
Além disso, são conhecidos por sua inteligência e espírito alerta, o que requer estímulos mentais constantes.
4. Chihuahua
Imagem: reprodução
O Chihuahua, conhecido por ser o menor cão do mundo, pode viver de 15 a 20 anos. Sua longevidade é favorecida pelo porte pequeno e pela genética.
Apesar do tamanho, esses cães têm uma personalidade destemida, que já é conhecida, e necessitam de socialização adequada.
Comentários estão fechados.