Questão de matemática gera polêmica no Enem. Como resolver?
Alunos participantes do exame alegaram falta de dados em questão do Enem, mas educadores discordam da dificuldade.
No domingo (10/11), a prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gerou discussões entre os alunos nas redes sociais. Candidatos que participaram do exame reclamaram da suposta falta de informações em uma questão específica.
No entanto, educadores de cursinhos e criadores de conteúdo da área de educação afirmam que o problema não estava entre os mais difíceis e que todas as informações necessárias foram fornecidas.
A questão polêmica que deixou muitos participantes confusos era identificada como 164 no caderno amarelo, 137 no azul, 147 no cinza, 155 no verde e 137 no caderno azul. Apesar das reclamações, professores indicam que havia uma solução clara.
Segundo os docentes, a resposta correta era a alternativa B, que corresponde ao número 5.
Participantes do Enem reclamam de falta de informações na questão. (Foto: Reprodução/@panciericalixto/X)
Entendendo a questão do Enem
A pergunta em debate solicitava o cálculo correto de uma média aritmética. A descrição do problema confundiu alguns estudantes, pois a soma das notas deveria ser dividida por quatro, mas foi dividida por cinco, gerando um erro de cálculo.
Bruno Prevideli e Juan Carlo Perete, especialistas em matemática, explicaram ao portal g1 o método para solucionar o problema. A incógnita era a soma das notas, representada por S. A média correta, M, é S dividida por quatro.
O erro foi dividir S por cinco, resultando em uma média 1 unidade menor. Os professores apresentaram um sistema de equações para resolver:
- S/4 = M
- S/5 = M – 1
Assim, deduz-se que M = 5.
Outro método de resolução
Ademar Celedônio e Giuseppe Nobilioni sugeriram uma abordagem semelhante, mas sem a variável M. Segundo eles, estabeleceu-se que a soma S das notas era 20. Dividindo por quatro, chegou-se à média correta de 5.
Celedônio destacou que era possível testar as alternativas para encontrar a correta. Os valores incluíam opções de 4 a 21, mas apenas a letra “B” atendia à condição. Ele ressaltou que, embora nem sempre funcione, nesta questão, a aritmética simples foi eficaz.
“Às vezes, a situação-problema é tão complexa que não adianta, mas nesta é uma de aritmética muito simples”, disse Celedônio, que é diretor de Ensino e Inovações do SAS Educação.
*Com informações do UOL.
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