“Telas prejudicam os alunos”: governo da Suécia revela estudo alarmante

País reverte tendência de ensino digital, ao investir mais de 100 milhões de euros no retorno dos livros escolares.

Nos últimos anos, o debate sobre o impacto das tecnologias no ambiente escolar ganhou força globalmente. A discussão é intensa, especialmente em relação à influência das telas no desempenho acadêmico dos estudantes.

Na Suécia, a adoção crescente de notebooks e tablets nas escolas revelou desvantagens significativas. Desde cedo, as crianças têm acesso a tais tecnologias, e o mesmo se repete nas instituições de ensino.

Muitas escolas empregam telas como ferramentas de apoio pedagógico; contudo, isso trouxe à tona questões sobre possíveis distrações e dificuldades de aprendizado. Um estudo de 2018 destaca que a leitura em dispositivos digitais pode ser mais extenuante do que em papel.

Na Suécia, o governo atribui a queda no desempenho acadêmico à utilização excessiva de telas. Os pais também relatam incertezas sobre o tempo que seus filhos passam realmente estudando em vez de executarem outras atividades online.

Em resposta, o país tem investido pesadamente em uma volta ao ensino tradicional, sem muita tecnologia nas escolas.

Desempenho dos alunos tem sido prejudicado pelo uso de aparelhos eletrônicos – Imagem: reprodução/Freepik

Investimento no retorno aos livros

O governo sueco decidiu investir mais de 100 milhões de euros (R$ 605 milhões*) para reintroduzir os livros escolares nas salas de aula.

A iniciativa busca garantir que cada aluno tenha um livro por disciplina, a fim de reduzir a dependência de dispositivos digitais.

Em 2023, 60 milhões de euros (R$ 363 milhões*) já foram alocados para essa transição, seguidos por mais 44 milhões de euros (R$ 266 milhões*) em 2024 e 2025.

Desafios no ensino

Embora a digitalização ofereça vantagens como vídeos educativos e interatividade, ela também apresenta riscos.

Além de provocar distrações, as telas conseguem dificultar a compreensão de leituras complexas e comprometer a memória.

Para a ministra da Educação, Lotta Edholm, o uso excessivo de telas afeta o pensamento crítico dos alunos.

O papel dos pais e da sociedade

Em um cenário no qual muitos estudantes suecos possuem os próprios dispositivos desde cedo, os pais desempenham um papel crucial na supervisão do uso de tais tecnologias.

A preocupação em garantir que o tempo de tela seja produtivo é compartilhada por muitas famílias, que apoiam o retorno aos métodos tradicionais de ensino.

Com tal mudança, a Suécia espera reverter a tendência de queda no desempenho estudantil.

Assim, a reintrodução dos livros escolares busca fortalecer a capacidade de leitura e compreensão dos alunos, ao destacar a importância de métodos de ensino equilibrados e eficazes.

* Conversão de valores feita no dia 22 de novembro de 2025.

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