Olho de Hórus – O que é, Significado, Curiosidades
Conheça a história de Hórus, o deus do Sol nascente. Descubra como este símbolo virou um amuleto que faz parte de diversas crenças e ainda compõe o dólar americano.
Também conhecido como udyat, o Olho de Hórus é um dos amuletos mais conhecidos do Antigo Egito. O símbolo significa poder e proteção, além de representar força, vigor, saúde e segurança.
Hoje em dia, o símbolo do Olho de Hórus é visto como estratégia contra o mau-olhado e inveja. Além disso, é visto como uma forma de proteção e, por isso, muitas pessoas costumam o tatuar no corpo.
Lenda sobre o Olho de Hórus
Segundo lendas, o Olho de Hórus é constituído pelos dois olhos do deus. O olho esquerdo, simbolizaria a lua e o olho direito o Sol. De acordo com os egípcios, Seth, o deus da desordem e da violência, arrancou o olho esquerdo de Hórus em uma luta, que foi substituído por um amuleto. Este deu origem ao então conhecido “Olho de Hórus”.
Significado do Olho de Hórus
O Olho de Hórus possui muitos significados, que vão de acordo com as crenças. A maçonaria, por exemplo, o enxerga como “O olho que tudo vê”. A religião Wicca acredita que esse símbolo é um amuleto protetor e que com ele, é adquirido mais equilíbrio e poder de cura.
Nas crenças cristãs, ele geralmente é visto como uma forma demoníaca, principalmente por ser associado a um deus pagão.
Já para os neo-pagãos, o amuleto transmite dons relacionados à clarividência e ainda é considerado uma evolução do terceiro olho. Estes também acreditam que o Olho de Hórus represente “O olho que tudo vê”, ou seja, ele enxerga muito além da aparência.
Por esses tantos significados, o Olho de Hórus ganhou muita popularidade e é utilizado em amuletos, tatuagens, livros, símbolos de proteção, entre outros. Além disso, está no dólar americano e é símbolo da providência econômica dos Estados Unidos.
Curiosidades sobre o Olho de Hórus
Uma curiosidade sobre o Olho de Hórus, é o fato de que além de ser um símbolo religioso, ele também tem representações de conhecimento matemático para os antigos egípcios. Como o símbolo foi dividido em seis partes, cada uma representa uma fração.
Não são todos os historiadores que concordam com esse pensamento, mas existem até mesmo papiros referenciando a divisão. Veja o exemplo:
Além disso, o Olho de Hórus também se fez presente na medicina. Acredita-se que por o amuleto representar saúde, os faraós usavam o símbolo para recuperação nos períodos de doença.
Segundo teorias, o Olho de Hórus foi considerado o símbolo da prescrição médica. Isso se originou depois de Seth arrancar o olho de Hórus e este ser substituído por um amuleto. Os egípcios passaram a recorrer a Hórus.
Porém, a Igreja Católica interferiu no símbolo e passou a o representar com um duplo “R”, que seria uma invocação ao anjo Rafael.
Hoje em dia, o símbolo foi racionalizado e diz-se que a letra “R” vem do latim Recipe, que significa “Receba esta prescrição”. Esta vem acompanhada de um “X”, como pode-se ver na imagem a seguir:
Leia também: 10 curiosidades históricas relacionadas ao Egito que talvez você não saiba
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.