O que é pangolim?

Considerado o mamífero mais traficado do mundo, o Pangolim é um animal exótico originário da África e Ásia e que sofre com os riscos da extinção.

O que é pangolim? Caso nunca tenha escutado esse nome, o pangolim é uma espécie de mamífero com escamas, com o curioso fato de ter a língua maior que o próprio corpo.

É encontrado em ambientes característicos de zonas tropicais, sobretudo na Ásia e África

Considerado como um dos animais mais traficados do mundo, o pangolim corre risco de extinção. Números alarmantes da ONG World Wide Fund For Nature (WWF) apontam que entre os anos de 2011 e 2013, cerca de 234 mil animais foram mortos. 

A caça indiscriminada acontece pelo fato da carne do mamífero ser considerada uma iguaria no continente asiático, principalmente no Vietnã. O preço do quilo chega a casa dos R$830. 

Filhote de pangolim
Filhote de pangolim.

A escama do pangolim, que é feita de queratina, é bastante utilizada para fins medicinais sob a crença de ajudar no tratamento de pessoas com câncer.

O artesanato também utiliza como matéria-prima as escamas do pequeno mamífero para confecção de vestimentas e bolsas. O valor de mercado desses produtos chega a custar até 1.500 dólares (R$5 mil). 

Anatomia e alimentação do Pangolim

A anatomia do pangolim é bastante peculiar. Com o corpo coberto de escamas, incomum para a classe dos mamíferos, o animal possui uma língua maior do que o próprio corpo. 

Alimentação do pangolim
Alimentação do pangolim, mamífero mais traficado do mundo.

Segundo os biólogos, é por meio dessa super língua que a espécie exótica consome ano cerca de 7 milhões de cupins e formigas, sua principal fonte de alimento.

O pangolim também não possui dentes na boca. A deglutição e diluição dos alimentos é feita diretamente no estômago. Muitos o chamam de uma mistura entre tatu e tamanduá.

Hábitos do Pangolim

Uma das principais características do pangolim está no modo de convívio com as outras espécies. O mamífero é solitário e não interage com outros da sua espécie a não ser durante os períodos de acasalamento e dos primeiros passos dos filhotes.

Alvo fácil para caçadores, sobretudo pela frágil aparência, o Pangolim tem como única defesa sua carapaça dura e escamosa, que se encolhe no formato de uma bola durante os ataques de predadores.

Outra peculiaridade está na sua cauda. Bastante elástica, é por meio dela que o bicho consegue se pendurar em árvores e ainda carregar seus filhotes.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.