Pleiotropia
Você conhece o que é pleiotropia? Continue lendo para entender melhor esse processo!
A pleiotropia é um fenômeno que ocorre quando um par de genes alelos determina o surgimento de várias características em um mesmo indivíduo.
O gene que determina a pleiotropia é chamada de gene pleotrópico.
Pleiotropia em humanos
A pleiotropia em seres humanos pode causar várias doenças, uma delas é a chamada de Síndrome de Marfan. As pessoas que possuem o alelo dominante apresentam uma má formação chamada de aracnodactilia.
A aracnodactilia causa dedos longos, finos e curvos e, além dessas más-formações ósseas, a Síndrome de Marfan também pode causar problemas oculares, cardíacos e pulmonares.
A fenilcetonúria também é uma doença causada por pleiotropia, onde ocorre uma mutação no gene que codifica a síntese da enzima fenilalanina hidroxilase, que degrada o aminoácido fenilalanina.
O diagnóstico dessa doença é realizado através do teste do pezinho nos recém-nascidos.
Os indivíduos com fenilcetonúria possuem incapacidade mental, poucos pelos e redução de pigmentação da pele, podem ter convulsões e movimentos involuntários nos membros.
Interação gênica e pleiotropia
Apesar dos dois processos envolverem determinação de características por mais de um gene, a pleiotropia e a interação gênica são diferentes.
Na pleiotropia, um único gene determina várias características. Já na interação gênica, dois ou mais genes agem em conjunto para determinar apenas uma característica.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.