Plano de aula – Fotografia na escola – 2º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!
A fotografia é uma ferramenta usada por grande parte da população para registrar acontecimentos importantes ou até mesmo corriqueiros.
É uma forma de eternizar momentos que ficarão guardados na memória e no coração, por isso, simboliza a materialização de lembranças.
Além disso, a fotografia possui suma importância no que diz respeito à investigação e pesquisa. Várias áreas a utilizam para comprovação de determinado dado ou notícia.
Sendo assim, as fotos são fundamentais para a manutenção da memória e para a comprovação de determinadas questões.
Por isso, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre fotografia na escola para turmas do 2° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Fotografia na escola
TEMA: Fotografia na escola
DURAÇÃO: 2 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Mostrar a importância da fotografia;
- Analisar fotografias;
- Provocar a atenção do estudante.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Fotografias;
- Para reproduzir as fotografias: datashow, notebook, TV;
- Celular ou câmera fotográfica;
- Folha branca;
- Lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Inicie a primeira aula perguntando aos estudantes se eles gostam de comemorar datas importantes: aniversários, Natal, Páscoa.
Depois que todos se manifestarem, pergunte como eles fazem para guardar esses momentos que são tão especiais.
Caso nenhum saiba responder, dê dicas:
- Quando vocês estão em algum aniversário ou comemorando o de vocês, o que as pessoas fazem quando chegam perto de vocês, além de dar presente?
- Após os parabéns, o que vocês fazem com seus pais, avós, irmãos e tios?
- No Natal, o que a família de vocês fazem para não se esquecer da data?
Em seguida diga que você mostrará à turma algumas fotografias e que, juntos, vocês as analisarão. Selecionamos algumas:
Fotografia 1
Aponte a imagem e pergunte:
- O que é isso?
- Como o momento foi registrada?
- O que as pessoas da foto estão fazendo?
- Elas parecem felizes ou tristes?
- Quais cores vocês veem nesta fotografia?
- Vamos contar quantas flores há nela?
Reforce que a fotografia foi tirada a fim de preservar esse momento tão especial na vida da aniversariante.
Fotografia 2
Faça as seguintes perguntas:
- O que essas pessoas estão fazendo?
- Por que elas estão com esses gorros na cabeça?
- Vocês acham que elas estão comemorando o quê?
- Elas parecem felizes ou tristes?
- Qual a cor da roupa delas?
- Quais objetos estão ao fundo dessa fotografia?
Explique que essas pessoas da foto viram na fotografia uma forma de eternizar essa data que, para elas, é muito importante.
Fotografia 3
Para analisar esta fotografia, faça as seguintes perguntas:
- Por que essas crianças estão com orelhinhas de pelúcia?
- Que data provavelmente estão comemorando?
- Por que estão com as mãos sujas?
- Elas parecem estar se divertindo?
Diga à turma que esta foto serviu para registrar uma atividade realizada que se mostrou bastante divertida.
Fotografia 4
Pergunte à turma:
- Essas pessoas da foto parecem ter algum grau de parentesco?
- O que elas parecem estar fazendo?
- Vocês diriam que elas estão em que lugar?
- O que vocês acham que elas estavam fazendo antes de tirar a fotografia?
- O que o sorriso estampado no rosto de todos demonstra?
Saliente que é provável que essa foto tenha sido tirada com o intuito de registrar um momento em família.
Por fim, reproduza a quinta e última fotografia.
Fotografia 5
Faça as seguintes perguntas:
- Quantas crianças vemos nessa foto?
- Quantas meninas e quantos meninos?
- Estão felizes?
- O que vocês acham que elas estão fazendo?
- Onde elas estão?
Reforce que essa foto representa um registro de um momento muito especial na vida de uma pessoa: a infância.
Por fim, diga à turma o quanto a fotografia é importante para fazer com que não nos esqueçamos de momentos especiais que acontecem em nossa vida.
Aula 2
Na segunda aula, convide a turma para passear pela escola. Durante o passeio, pergunte aos estudantes em quais lugares da instituição eles tirariam uma foto, com quem e o porquê.
Feito isso, pegue seu celular ou câmera e tire as fotos que eles anseiam. Para essa aula, seria importante você contar com a ajuda de alguma auxiliar ou coordenadora.
Ao chegarem na sala de aula, peça para que os estudantes façam um desenho reproduzindo a foto que eles tiraram.
Divirtam-se!
Veja mais em:
- Plano de aula – Brincadeiras de antigamente – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Descobrindo a história do calendário – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – De onde vem o nome da minha escola? – 2º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.