Plano de aula – Brincadeiras de antigamente – 2º ano do Ensino Fundamental

Confira o plano de aula sobre brincadeiras de antigamente que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!


A equipe do Escola Educação compreende a importância do brincar para uma infância saudável, pois é nesse momento que a criança se desenvolve em vários sentidos.

As brincadeiras, mesmo que pareçam somente diversão, são as responsáveis para o estabelecimento de relações sociais e de experimentação do mundo.

Além disso, o brincar cumpre a função de organizar as emoções da criança ao mesmo tempo que desenvolve sua autonomia, coordenação motora e criatividade.

É nesse momento que a criança cria elos e vínculos, em um primeiro momento, com seus familiares e, depois, no ambiente escolar.

Os pais, tios, avós, primos, professores e colegas, servem como estimuladores desse desenvolvimento que envolve a criança como um todo.

Com isso, a partir das brincadeiras que ocorrem no âmbito familiar e escolar, ela passa a ter contato com várias brincadeiras atuais e antigas.

Nesse sentido, elaboramos um plano de aula sobre brincadeiras de antigamente para turmas do ensino fundamental.

Plano de aula – Brincadeiras de antigamente

TEMA: Brincadeiras de antigamente

DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada

OBJETIVOS:

  • Mostrar o quanto é fundamental brincar;
  • Salientar que também se aprende brincando;
  • Mostrar a variedade de brincadeiras que existem;
  • Provocar o interesse por brincadeiras de antigamente;
  • Desenvolver a atenção, organização, coordenação motora e memória;
  • Motivar a criatividade.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • Quadro escolar;
  • Giz ou pincel para quadro;
  • Folha branca;
  • Lápis de cor;
  • Vídeo;
  • Para reproduzir o vídeo: computador, TV, projetor de vídeo, notebook.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Inicie a primeira aula perguntando aos estudantes o que eles mais gostam de fazer. Deixe que todos se manifestem.

É bastante provável que alguns deles digam que seja brincar, através de equipamentos tecnológicos ou não.

Pergunte se eles acham que brincar é somente diversão ou tem outra função. Depois que todos se manifestarem, explique que brincar é algo muito importante e indispensável para a vida deles, pois também os ensina.

Escreva no quadro: “Quando eu brinco, eu aprendo a…” e peça para que os estudantes complementem a frase.

Na medida em que eles forem falando, vá escrevendo. Caso poucos se manifestem, você mesmo pode assumir esse papel. Segue o exemplo:

Quando eu brinco, eu aprendo a:

  1. Pedir desculpas.
  2. Respeitar o colega.
  3. Respeitar as regras.
  4. Brincadeira.
  5. Não cometer os mesmos erros.

Feito isso, explique cada um dos pontos a eles.

  1. Quando você empurra o colega ou se irrita com ele, o que é o certo a se fazer?
  2. Permitir que todos participem da brincadeira. Isso significa que todos podem pegar na bola, pular na corda, brincar no elástico.
  3. Saber a hora que a brincadeira começa e termina, além disso, seguir tudo o que for dito pela professora.
  4. Quando vocês brincam, vocês aprendem a brincadeira e, com isso, a reproduzem com suas características mesmo quando a professora não está por perto.
  5. Quando você descumpre alguma regra e a professora chama a sua atenção para explicar o que é o correto, você não as descumprirá mais, pois é obediente e inteligente para fazer o que é certo.

Feito isso, solicite que eles citem as brincadeiras que eles mais gostam de fazer. Caso você não conheça alguma, peça para que eles te ensinem.

Assim, você estimulará o diálogo e trabalhará com a organização interior do estudante, assim como com sua coordenação motora.

Permita que eles citem jogos eletrônicos, se essa for a realidade deles.

Depois que todos se manifestarem, reproduza o vídeo a seguir, disponível no YouTube:

Nas partes do vídeo em que houver algo escrito, pause e deixe que eles leiam.

Ao fim da reprodução, pergunte aos estudantes quais brincadeiras apresentadas no vídeo eles já brincaram. Depois, peça-lhes para fazer um belo desenho retratando essas brincadeiras.

Aula 2

Na segunda aula, pergunte aos estudantes quais brincadeiras de antigamente foram retratadas no vídeo.

Em seguida, pergunte quais eles gostariam de brincar — vá escrevendo as respostas no quadro. Selecione ao menos 4 (a depender do tamanho da sua turma).

Leve-os para o pátio ou quadra da escola, explique as regras e os deixe brincar livremente.

Nesse momento, fique observando como cada grupo desenvolve sua brincadeira e intervenha quando for necessário.

Ao fim, peça para que eles tragam no dia seguinte alguns objetos que possibilitarão a construção de alguns brinquedos de antigamente.

Pesquise quais brinquedos você construirá com a turma antecipadamente.

Aula 3

A terceira aula se concentrará na fabricação de brinquedos de antigamente. Selecionamos alguns que poderão ser fabricados pela sua turma com seu auxílio.

Brinquedo 1

Plano de aula - Brincadeiras de antigamente - 2º ano do Ensino Fundamental

Brinquedo 2:

Plano de aula - Brincadeiras de antigamente - 2º ano do Ensino Fundamental

Brinquedo 3:

Plano de aula - Brincadeiras de antigamente - 2º ano do Ensino Fundamental

Brinquedo 4:

Plano de aula - Brincadeiras de antigamente - 2º ano do Ensino Fundamental

Brinquedo 5:

Plano de aula - Brincadeiras de antigamente - 2º ano do Ensino Fundamental

Divirtam-se!

Veja mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More