Lista de questões sobre a Independência do Brasil
Confira as questões sobre a Independência do Brasil que selecionamos para você!
A independência do Brasil foi um marco na história do país. Ocorrida no dia 7 de setembro de 1822, o grito da independência foi um ato considerado corajoso para os contemporâneos da época.
Esse ato representou o fim da condição de colônia do Brasil, existente por mais de três séculos.
Sendo assim, responda as questões sobre a Independência do Brasil que a equipe do Escola Educação selecionou para você!
Questões sobre a Independência do Brasil
a) República.
b) Monarquia.
c) Colônia.
d) Ditadura.
a) Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
b) Expulsar os soldados brasileiros que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
c) Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade de Salvador; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
d) Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite liberal; nomeação de Ruy Barbosa como ministro.
a) Tal apoio era essencial para que a proclamação da república ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua permanência como monarca.
b) Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua permanência como monarca.
c) Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse, modificando a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantindo sua permanência como monarca.
d) Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua saída do poder.
a) na República do Brasil.
b) na Ditadura do Brasil.
c) no Império do Brasil.
d) na Federação do Brasil.
a) Guerras Luso-brasileiras.
b) Guerras do Brasil.
c) Guerras do Porto.
d) Guerras de Independência.
a) Transferência da Corte Portuguesa para a colônia, em 1818; fechamento dos portos brasileiros; construção de bibliotecas, teatros e universidade; elevação do país à condição de reino; Revolução Liberal do Porto; Dia do Fico.
b) Transferência da Corte Portuguesa para a colônia, em 1808; abertura dos portos brasileiros; construção de bibliotecas, teatros e universidade; elevação do país à condição de monarquia; Revolução Conservadora do Porto; Dia do Fico.
c) Transferência da Corte Portuguesa para a colônia, em 1808; fechamento dos portos brasileiros; construção de bibliotecas, teatros e universidade; elevação do país à condição de reino; Revolução Liberal do Porto; Noite das Garrafadas.
d) Transferência da Corte Portuguesa para a colônia, em 1808; abertura dos portos brasileiros; construção de bibliotecas, teatros e universidade; elevação do país à condição de reino; Revolução Liberal do Porto; Dia do Fico.
a) Clube da Revolta.
b) Clube da Resistência.
c) Clube da Independência.
d) Clube do Soberano.
a) Determinava que as leis vindas de Portugal deveriam ser cumpridas no Brasil independente da autorização do príncipe regente, Dom Pedro.
b) Determinava que as leis criadas pelo Partido Conservador só seriam cumpridas no Brasil com a autorização do príncipe regente, Dom Pedro.
c) Determinava que as leis vindas de Portugal só seriam cumpridas no Brasil com a autorização do príncipe regente, Dom Pedro.
d) Determinava que as leis criadas pelo Partido Liberal só seriam cumpridas no Brasil com a autorização do príncipe regente, Dom Pedro.
a) as camadas senhoriais, defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas também a alteração das estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira se caracterizou por ter sido um processo revolucionário com a participação popular.
d) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
e) a independência brasileira resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder aliado ao seu espírito de brasilidade.
a) implicou em transformações radicais da estrutura produtiva e da ordem social, sob o regime monárquico.
b) significou a instauração do sistema republicano de governo, como o dos outros países da América Latina.
c) trouxe consigo o fim do escravismo e a implementação do trabalho livre como única forma de trabalho e o fim do domínio metropolitano.
d) implicou em autonomia política e em reformas moderadas na ordem social decorrentes do novo status político.
e) decorreu da luta palaciana entre João VI, Carlota Joaquina e Pedro I, e teve como consequência imediata a abertura dos portos.
Gabarito
1- B
2- A
3- B
4- C
5- D
6- D
7- B
8- C
9- D
10- D
Clique aqui e baixe a lista de questões sobre a Independência do Brasil em PDF
Veja mais em:
- Lista de exercícios sobre o Primeiro Reinado
- Lista de exercícios sobre o Período Regencial
- Lista de exercícios sobre o Segundo Reinado
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.