Benefícios do gengibre: Saiba mais sobre essa raiz tão utilizada na culinária
Em sua composição, o gengibre contém uma alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são substâncias bioativas.
Frequentemente utilizado na culinária, o gengibre também é reconhecido por suas características medicinais. Além disso, a raiz contém uma alta concentração de 6-gingerol e 8-gingerol, que são substâncias de origem bioativa, ou seja, que possuem algum efeito sobre a saúde humana. Continue lendo e confira quais são os benefícios do gengibre!
Essa raiz possui características termogênicas, promovendo o aceleramento do metabolismo. Sendo nativo do continente asiático, o gengibre é usado como um potente medicamento na Índia e na China, onde é utilizado como tempero na maioria dos pratos da sua culinária.
Leia mais: Chips de Abobrinha com parmesão: Lanche saboroso, prático e saudável
As vantagens do gengibre para nossa saúde são inúmeras. Suas ações anti-inflamatórias e antioxidantes junto com minerais importantes, como magnésio e potássio, auxiliam no bom funcionamento do organismo. Acompanhe a leitura e saiba quais são os principais benefícios do gengibre.
Confira os benefícios do gengibre
Ajuda no controle da diabetes
O gengibre é capaz de diminuir todos os níveis de proteína presentes na urina e reverter a proteinúria, condição na qual existe uma quantidade acima do normal de proteína na urina. Além disso, essa raiz ajuda a reduzir os níveis de gordura presentes no sangue. Segundo pesquisas, a presença de gingeróis também contribui no desenvolvimento do sistema digestivo e promove o controle da diabetes do tipo 2.
Auxilia no emagrecimento
Por ter uma característica termogênica, o gengibre auxilia no aumento da temperatura do organismo, fazendo com que o corpo passe a queimar mais calorias. Ademais, ele também ajuda a diminuir o apetite e a reduzir a absorção de gordura, o que auxilia no processo de emagrecimento.
As pesquisas afirmam que o chá preparado com a raiz pode aumentar o gasto calórico. Desta forma, o gengibre faz com que a queima de gordura corporal seja estimulada por acelerar o metabolismo do seu organismo.
Melhora a imunidade
O gengibre melhora a imunidade devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O consumo da raiz é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) justamente para aumentar o desenvolvimento de anticorpos no organismo.
O gengibre é rico, na sua composição, em vitaminas C e B, que são eficientes para que o sistema imune funcione de maneira correta. Assim, o uso constante do gengibre ajuda a evitar sintomas de gripes e resfriados, por exemplo.
Eficaz na redução de cólicas menstruais
Durante a eliminação do sangramento menstrual, a mulheres sentem cólicas devido às contrações uterinas. Neste caso, o gengibre faz com que ocorra uma diminuição na dor pélvica, em razão da sua ação anti-inflamatória.
Essa informação resulta de pesquisas científicas realizadas e amplamente divulgadas pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine.
Auxilia na prevenção do câncer
Existem diversos estudos em curso no Brasil e em outros países que identificaram uma grande eficácia do gengibre para o tratamento alternativo contra alguns tipos de câncer. Isso porque o gingerol, presente no gengibre, possui um alto poder antioxidante.
Além disso, ainda é possível encontrar na raiz substâncias como zingibereno, curcumeno e farneseno, que juntas, combatem os radicais livres no organismo. Assim, elas impedem o desenvolvimento de células cancerígenas, além de reduzir sua multiplicação.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.