Confira as missões espaciais mais importantes deste ano e entenda seus objetivos

Desde a corrida espacial vivenciada na Guerra Fria, a tecnologia espacial vem se desenvolvendo, e 2023 aguarda outros grandes avanços.

A primeira ida do homem à Lua, sem dúvidas foi um “pequeno passo para o homem, e um grande salto para a humanidade”. Desde a corrida espacial vivenciada na Guerra Fria, a tecnologia espacial vem se desenvolvendo.

No último ano, o mundo pode presenciar 178 lançamentos orbitais realizados com sucesso. Enquanto a previsão da próxima chegada do homem à Lua é para somente daqui a três anos, nós poderemos, em 2023, assistir a outras missões espaciais. Confira as principais a seguir.

Missões espaciais em 2023

SpaceX

A SpaceX está tendo sucesso em sua captação de recursos financeiros. Com isso, a empresa aeroespacial de um dos homens mais rico do mundo, Elon Musk, não vai ficar de fora dos lançamentos orbitais deste ano.

Entre os meses de fevereiro e março, a SpaceX irá lançar sua espaçonave Starship em órbita. Para isso, os cientistas irão usar um propulsor de foguete de primeiro estágio, intitulado de Super Heavy.

A expectativa de futuro da SpaceX é utilizar a Starship como um meio de transporte de cargas e humanos que possa ser utilizado mais de uma vez. Além da Starship, a empresa irá lançar o telescópio espacial Euclid em julho.

O retorno de OSIRIS-REx

Após quatro anos de seu lançamento, a OSIRIS-REx chegou ao asteroide Bennu para coleta de amostras rochosas. Com seu trabalho realizado, a nave da NASA deve retornar à Terra no dia 24 de setembro.

Apesar de haver uma possibilidade deste pequeno asteroide colidir com a Terra no próximo século, este não foi o motivo do interesse em estudá-lo. As amostras trazidas do asteroide Bennu podem ajudar os cientistas a entenderem as primeiras fases cronológicas do sistema solar, ou seja, o sistema solar primitivo.

Lançamentos dos Estados Unidos

A Intuitive Machines irá lançar a nave Nova-C em março deste ano. Caso os objetivos sejam alcançados, ela será a segunda aeronave a pousar na Lua. E esta não é a única nave americana que possui esse objetivo.

A Astrobotic Technology enviará o Peregrine Lunar Lander, e a previsão é que este também seja lançado até março. Caso essa missão dê certo, a exosfera, isto é, a camada atmosférica mais longínqua de seu solo, campos magnéticos e outros aspectos do satélite natural serão estudados.

Programa de Tripulação Comercial (CCP) da NASA

Com o CCP, a NASA pretende acelerar o desenvolvimento tecnológico espacial, e diante disso, a Space X retorna à lista de lançamentos de 2023. Isso porque está havendo uma competição entre ela e a Boeing, que pretende enviar astronautas à ISS de maneira regular, mas antes disso, precisa concluir os testes.

Para isso, a nave Starliner irá transportar dois astronautas da NASA em abril de 2023, no primeiro envio tripulado da empresa. Mas antes, em fevereiro, a SpaceX vai enviar quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Missão JUICE

O Jupiter Icy Moons Explorer, também chamado de JUICE, será enviado para que três luas do maior planeta do sistema solar, Júpiter, sejam estudadas. Esta será a primeira vez que uma nave vai orbitar a lua de outro planeta. O evento será possível graças à Agência Espacial Europeia e ocorre em abril de 2023. Estima-se que a JUICE chegará ao seu destino em 2031.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.