Como castigar o seu cachorro para discipliná-lo?

Confira dicas para educar o seu cachorro da maneira certa.

Os cães são grandes companheiros e animais muito inteligentes, capazes de aprender com facilidade como devem se comportar. Para isso, você precisa educar o seu cachorro para que ele tenha bons modos. Neste artigo você vai aprender como castigar o seu cachorro para discipliná-lo. Acompanhe a leitura!

Veja mais: 10 raças de cachorros que amam uma bagunça!

Como castigar e educar o seu cachorro?

Educar o seu cachorro é uma tarefa difícil, afinal, pequenos gestos diários fazem toda a diferença para a disciplina do bichinho. Embora existam muitas técnicas para adestrar o cão, os tutores podem errar no momento de aplicar essas estratégias.

Assim, as ações para adestrar o animal precisam ser coerentes e fazer com que ele entenda quais são as atitudes que ele pode ter e quais são proibidas. Alguns dos maiores deslizes cometidos nestes casos são a falta de linguagem clara, ausência do reforço positivo e punições severas. Desta forma, confira a seguir dicas certeiras de como educar o seu cachorro.

O que não deve ser feito para educar o cachorro?

O primeiro ponto é nunca utilizar a agressão como forma de punir e castigar o animal, pois a violência física e verbal provoca alterações no comportamento do cão, deixando-o mais nervoso ou depressivo. Sendo assim, não xingue o pet, não utilize choques, não bata, não assuste o cachorro com borrifadas de água, jatos de ar, estouros de bombas ou sacos plásticos e nem coloque coleiras anti-latidos!

Ademais, usar a força para trancar o bichinho de estimação em um cômodo da casa também não é uma boa ideia. Apesar de serem animais inteligentes, o seu cachorro não vai entender o motivo do isolamento.

Maneira correta para educar o cachorro

A estratégia do reforço positivo é a melhor opção para educar os cães. Essa técnica consiste em utilizar elogios, carinhos e petiscos sempre que o pet fizer algo certo, pois devido a sua inteligência, conseguem associar essas ações positivas ao comportamento correspondente.

No início, você vai precisar de um pouco de paciência até que o cachorro aprenda os comandos, e sempre que ele os executar da maneira correta, dê uma recompensa. Esse método pode ser utilizado também para ensinar qual é o local certo para o bichinho fazer suas necessidades.

Enfim, sempre que o animal estiver fazendo algo errado e você o flagrar, repreenda o cão com palavras curtas e objetivas, a exemplo do “não”, e não permita que a ação incorreta se torne um hábito.

Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More