A geração sensata e a ansiedade social

No artigo de hoje, vamos falar sobre a relação da geração sensata com a ansiedade social e como elas caminham juntas.

A “geração sensata” é composta por jovens que preferem ficar dentro de uma zona de conforto, evitando o convívio social com outros jovens e se privando de várias experiências que fazem parte da vida. Segundo especialistas, isso pode levar à ansiedade social e, no artigo de hoje, vamos desenvolver essa questão.

Leia mais: Como transformar ansiedade em produtividade

Aumento da ansiedade social da geração sensata

Como mencionado anteriormente, esses jovens optam por ficar dentro de uma zona de conforto com amigos com ideias semelhantes, sendo que grande parte de sua atividade social é virtual. Isso pode acabar levando à ansiedade social dos adolescentes quando eles precisam interagir com outras pessoas ao vivo e a cores.

Com a pandemia da Covid-19, o isolamento social, por consequência, acabou contribuindo também para essa zona de conforto, visto que os jovens deixaram de frequentar diversos ambientes, como escola e trabalho. Com o controle da doença e as vidas voltando ao normal, muitos tiveram uma dificuldade decorrente da ansiedade social ou profissional, juntando com autoconfiança geral e problemas de relacionamento ao se confrontarem com a realidade.

Além disso, eles foram considerados “gerações sensatas” por seu foco em questões sociais, uma vida saudável e menor consumo de álcool. Especialistas acreditam que essa “privação” faz com que eles percam grandes experiências. Natalie Phillips, uma psicoterapeuta que trabalha com jovens de 11 a 25 anos, expôs algumas conclusões que tirou com base em um estudo acadêmico, publicado no British Journal of Sociology:

1. Beber menos álcool

Quanto a essa questão, jovens da geração sensata afirmam que bebem menos álcool porque se sentem sob pressão para ter um bom desempenho acadêmico, são conscientes em relação à saúde e não querem perder o controle.

Além disso, 70% dos jovens entrevistados disseram que se sentem pressionados quanto aos estudos, para alcançar sucesso academicamente e obter uma boa carreira, deixando-os com menos tempo para festas.

2. Situações sociais

Essa geração não passa por situações que, querendo ou não, fazem parte da vida e ajudam na formação como pessoa no futuro. Tememos que o mundo deles se torne introspectivo – o que pode causar uma ansiedade muito maior.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.