A importância ecológica das baratas no mundo natural
Depois de ler esse artigo você vai pensar melhor antes de tentar matar qualquer barata que cruze o seu caminho!
A maioria das pessoas tem nojo e até medo das baratas, muito por causa da fama de sujas e perigosas que elas têm. Porém, a importância desse inseto vai bem além desse conceito!
Além de se alimentarem de praticamente qualquer tipo de material orgânico e até de alguns industrializados, as baratas possuem habilidades especiais e muito superiores às de muitos de seus “primos” insetos.
Por esse motivo, esses animais podem sobreviver em praticamente qualquer ambiente e até resistir a catástrofes como terremotos, ciclones, tsunamis e ataques nucleares, como o que atingiu o Japão no final da Segunda Guerra Mundial.
Os diferenciais das baratas
Antes de qualquer coisa vale ressaltar que os habitats naturais das baratas não são as cozinhas, banheiros e pisos de praças de alimentação, mas sim as matas e florestas, como qualquer inseto.
Contudo, o avanço da urbanização “empurrou” esses animais para as habitações humanas, colocando-a no patamar de praga urbana, devido à sua rápida proliferação.
Uma vez dentro das cidades, as baratas começam a procurar alimento e locais para se reproduzir em qualquer ambiente, inclusive em esgotos, lixões e outros lugares que estão por trás de sua má reputação.
(Imagem: divulgação)
O segredo do sucesso
Esses insetos possuem um formidável exoesqueleto que protege os seus órgãos internos com louvor. Por isso, são tão resistentes a impactos, altas temperaturas e choques.
Paralelamente, o fato de as baratas se reproduzirem com facilidade ajuda na perpetuação da sua espécie e no estabelecimento das linhagens.
Importância fundamental para a natureza
O instinto das baratas de “comer tudo” faz desses insetos incríveis decompositores de matéria orgânica, uma função vital para o bom andamento da natureza.
Ao comer restos de comida e outros rejeitos sólidos e eliminar os excrementos decorrentes no solo, as baratas aceleram o processo de nutrição da terra, contribuindo com a saúde de qualquer bioma.
Por outro lado, as baratas são alimentos para diversos animais, como ratos, pássaros, sapos, lagartos e muitos outros. Ou seja, elas também são uma peça-chave na manutenção da fauna dos locais onde vivem.
Dessa forma, fica estabelecido que mesmo rejeitadas as baratas são tudo, menos inúteis!
Comentários estão fechados.