Saiba mais sobre a incrível garrafa que transforma qualquer água em potável
O projeto de Bárbara visava encontrar um meio de obter água potável. Entenda qual o meio que foi usado para tal projeto.
Como representante do Brasil, a estudante Bárbara Gosziniak Paiva apresentou um projeto inovador no final do evento Red Bull Basement, que visa incentivar jovens de todas as partes do mundo a desenvolverem ideias sustentáveis e significativas.
Leia também: Conheça a história da primeira usina solar capaz de transformar água salgada em potável
O projeto de Bárbara visava encontrar um meio de obter água potável. Sendo assim, ela aprimorou a criação de uma garrafa portátil capaz de transformar qualquer água em potável através da radiação, composta por um filtro carregado a luz solar.
Com essa invenção, ela venceu a etapa brasileira, onde competiu com 442 pessoas no ano passado. Agora, na reta final, Bárbara se deslocou até Istambul, na Turquia, a fim de se encontrar com os demais vencedores do prêmio mundial.
“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, disse Bárbara.
De acordo com ela, a ideia apareceu no momento em que ela estava cursando seu mestrado, o qual é referente à esterilização de parasitas via radiação em um programa do setor de Engenharia de Materiais da UFOP.
Entretanto, Bárbara não levou o maior prêmio disponível na competição, que foi concedido a uma dupla estadunidense, nomeada “Jotted”. Eles desenvolveram um programa de estudos online para auxiliar diversos alunos que possuem dificuldades acadêmicas. O objetivo é torná-lo um aplicativo que venha a ser acessado pelo público.
Comentários estão fechados.