A maioria erra: qual o diminutivo de ‘obra’? Resposta pode te surpreender
Conheça a situação curiosa por trás do diminutivo de obra. Veja também outros substantivos que seguem a mesma linha.
O diminutivo é uma expressão multiuso que pode variar conforme o sentido que o emissor deseja passar. Chamar algo ou alguém no diminutivo pode ser uma forma de carinho, por exemplo. A depender da situação, também pode ser usada para depreciar alguém.
Veja também: Não troque X por CH: 8 palavras que as pessoas mais erram no dia a dia
Contudo, quando focamos unicamente nas palavras que carregamos na língua portuguesa, ele é empregado para transmitir a ideia de redução ou de algo menor do que o normal.
Afinal, qual é o diminutivo de obra?
Primeiramente, vale ressaltar que nem todos os diminutivos são terminados em “inho” ou “inha”. Outros exemplos também podem terminar em “eco”, “icha”, “zinha” e “zinho”. O diminutivo de ilha é ilhazinha. Analogamente, luz vira luzinha.
Antes de prosseguirmos para o diminutivo de obra, devemos considerar os múltiplos significados envolvendo a palavra. Se o seu objetivo for falar de uma construção pequena, então o uso de ‘obrinha’ está adequado.
Por suas vez, a verdadeira pegadinha envolvendo a palavra obra está relacionada ao seu uso literário. Nesse sentido, o seu diminutivo é “opúsculo”. Consoante o site Dicio, um opúsculo pode ser percebido de duas formas: como um texto impresso que contém poucas páginas ou como qualquer impresso cujo teor pode ser artístico, literário, científico, etc.
Por meio de opúsculos, os autores podem tornar mais acessível o conhecimento ao separar o conteúdo em divisões menores.
Sua origem está no latim e deriva do vocábulo opuscŭlum, que é o diminutivo de opus. Opus, curiosamente, é traduzido como “obra”.
Outros exemplos curiosos de diminutivos
Alguns exemplos menos conhecidos de diminutivos também podem causar confusões. Confira alguns substantivos que acompanham graus diminutivos curiosos.
- Gordo: gorducho
- Corpo: corpúsculo
- Homem: homúnculo
- Poema: poemeto
- Rio: riacho
E aí, conhecia todos eles? O português pode ser uma caixinha de surpresa quando nos aprofundamos cada vez mais nele. Desde já, é importante que todos nós continuemos engajados a continuar o aprendizado constante. Dúvidas envolvendo o uso correto do diminutivo são frequentes. Não tenha medo de continuar procurando cada vez mais. Quanto menos dúvidas, melhor!
Comentários estão fechados.