A pergunta que vai responder se você é viciado em açúcar
O excesso de açúcar no nosso organismo pode levar a diversas doenças sérias. Por isso, descubra agora se você é viciado com uma pergunta simples.
A pergunta simples desenvolvida por um portal de saúde é a seguinte: Você nunca está com fome, mas quer comer? Se você se encontrar querendo comer alimentos mesmo sem estar com fome, principalmente alimentos doces, isso é chamado de desejo. Um desejo por coisas doces, comum em pessoas com vício em açúcar. Saiba mais.
Por que você tem desejos?
Entenda as motivações:
1. Por causa do seu corpo
Desejos acontecem porque seus níveis de açúcar no sangue estão elevados. Quando você tenta suprir seu desejo com lanches ou alimentos levemente doces, ou toma muito refrigerante, seu corpo tenta equilibrar o nível de carboidrato. Ele secreta insulina para ajudar na metabolização do açúcar no sangue.
Mas a insulina é muito eficiente na digestão do açúcar, fazendo com que seus níveis abaixem rapidamente. Dessa forma, seu corpo necessita de mais açúcar, já que a maior parte foi degradada, e você começa a ter a sensação de peso, inchaço e lentidão.
Aí que seu corpo começa a enviar a mensagem, o desejo, para você comprar algo doce, quando começa a se sentir um pouco enjoado (a). Tudo isso é um círculo vicioso do consumo de açúcar.
2. Por causa do seu cérebro
Um estudo feito pela Universidade de Harvard mostrou que açúcar, farinha e outros carboidratos são alimentos responsáveis por ativar o núcleo accumbens. Esse núcleo é a região do cérebro responsável pelo prazer e também é onde se iniciam os vícios. Pessoas viciadas em jogos de azar e drogas possuem maior ativação dessa região do cérebro. Além desses, os viciados em açúcar podem ter uma maior ativação desse núcleo cerebral.
Como parar os ciclos de desejo e reduzir o vício?
Todo vício possui um ciclo e a quebra do ciclo é o início do tratamento de qualquer viciado. No começo, é feita uma retirada, que pode ser difícil devido ao hábito, afinal, você está lutando contra o centro de prazer do seu cérebro.
Isso é especialmente difícil porque nós humanos somos programados para procurar o prazer e, no caso do vício de açúcar, sua retirada é o mesmo que retirar o prazer na vida. Mas tudo é possível, com a redução gradual da ingestão de açúcar e controle dos primeiros sinais de abstinência.
Outras dicas para melhorar esse vício são:
- Realizar um dia verde, ou seja, um dia com baixa ou nenhuma ingestão de açúcar;
- Escolher um lanche saudável para matar seu desejo: aposte em frutas e chocolates com baixo teor de açúcar;
- Utilizar óleo de coco, que pode reduzir seu desejo por açúcar e ajudar no combate ao vício;
- Fazer seus próprios alimentos, já que comidas prontas são altamente processadas e concentradas em açúcares.
Comentários estão fechados.