A semana de trabalho de 4 dias já é uma realidade em algumas empresas do Reino Unido
Algumas empresas já aderiram permanentemente a semana com folga de três dias sem desconto no salário.
Há algum tempo, levanta-se o debate sobre a semana de trabalho de 4 dias que visa aumentar um dia de folga ao trabalhador. A partir dessa premissa, desenvolveu-se o estudo 4 Day Week Global que desafiou 61 empresas britânicas a aderirem os três dias de folga sem desconto no salário. Ao contrário do que muitos imaginavam, o resultado foi muito positivo.
Resultado positivo empolga estudiosos
O projeto 4 Day Week Global foi um projeto em parceria com a organização de pesquisa Autonomy. Nele, a ideia central era justamente alterar a semana para 4 dias de trabalho por pelo menos seis meses, sem que houvesse desconto no salário.
Ao final desse período, 18 empresas decidiram permanecer com esse modelo de forma permanente. Ademais, outras 56 empresas decidiram continuar em um período de teste para apresentar resultados mais concretos à pesquisa.
Em números, essa relação representou um aumento de 35% em relação à receita dessas empresas quando em comparação ao mesmo período no ano anterior. Portanto, não apenas não foi uma perda, como um ganho.
Quanto aos impactos na produtividade, houve uma avaliação de 85% de satisfação dos empresários que reconheceram que seus colaboradores trabalharam mais. Além disso, o retorno positivo também veio por parte dos funcionários, que atestaram se sentir muito melhores nesse novo modelo de trabalho.
Efeitos no bem-estar
O grande benefício desse experimento certamente vai para os trabalhadores, que se veem em melhores condições de trabalhar sem desgaste mental. Em tempos de doenças como burnout, ansiedade e depressão, sempre relacionadas ao trabalho, essa mudança pode ser a chave para o aumento da produtividade em larga escala.
No relatório do 4 Day Week Global, enfatiza-se o quanto esse modelo foi benéfico para a saúde mental das pessoas. Por exemplo, os funcionários relataram mais disposição ao trabalho, à prática dos exercícios físicos e também mais tempo para passar com a família.
Todos esses indicativos apontam para uma melhoria da qualidade de vida como um todo.
Comentários estão fechados.