Abandone a culpa por ter que delegar funções e sinta-se bem
O ato de liderar abre diversas oportunidades, tanto para a pessoa que assume esse papel, como para aquelas que serão lideradas.
Entre as tarefas de liderar uma equipe, gera um constante conflito interno a de delegar funções para os membros gerenciados, causando dessa forma um sentimento de culpa por sobrecarregar seus colegas. O ato de liderar abre diversas oportunidades, tanto para a pessoa que assume esse papel, como para aquelas que serão lideradas, dessa forma, criando múltiplas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Ocasionalmente as coisas podem acabar saindo do controle, e cabe ao líder ter forças para aguentar a pressão de organizar sua equipe e entregar o melhor resultado no final.
Leia mais: Inteligência Emocional: aprenda como usar para uma boa liderança
Certamente essa culpa existe por muitos motivos, seja por infligir a uma pessoa uma função que seja mais do que ela já esteja fazendo, como também por cobrar de maneira a gerar uma atitude exercida por um único membro. Há situações que são justificáveis ou não, apenas o momento pode dizer.
Ser líder é uma posição difícil e de muita complexidade, onde não delegar funções poderia ser a melhor opção, dada a experiência profissional, uma vez que é mais rápido fazer do que ensinar. Existem muitas controvérsias a respeito de tudo isso, e a culpa por delegar funções ainda irá existir, então é preciso que você seja desapegado com esta condição.
Para que você consiga exercer sua função de liderança com menos culpa e mais efetividade, você deve limpar seu pensamento dessa culpa. Entenda que é sua função delegar as funções, aja com responsabilidade e trabalhe com honestidade. Lembre-se que você exerce uma função assim como todos os outros, então seja justo, e a culpa será respondida com responsabilidade. Questione-se frequentemente sobre suas decisões, entenda sua situação e a quem você está atribuindo as tarefas. Você deve pensar principalmente no resultado final, e se for preciso, deixe claro suas intenções desde o início.
Lembre-se que você é a pessoa à frente da equipe, você é o responsável, proteja quem está com você, lidere! Se você faz algo pela sua equipe e eles não trabalham junto com você, não haverá culpa na hora de alguma punição, pois desde o começo há um acordo entre todos de exercer suas devidas funções. Conheça com quem você trabalha e explore as melhores características de cada um, dê o que as pessoas fazem de melhor e mais prazeroso. Não há trabalho que concorra com algo feito por puro prazer.
Essas são algumas formas de você lidar com a culpa, explorando sempre os pontos positivos e agindo com base em responsabilidade e justiça. É importante ter em mente que todos devem seguir o seu caminho e suas determinadas funções. Se a sua é liderar, faça isso com consciência. Sua maior inimiga será sua própria culpa.
Comentários estão fechados.